O Balanço Geral de Curitiba cometeu uma falha grave na última segunda-feira (1). O telejornal da RIC, afiliada da Record na cidade, acusou um inocente de fazer parte de uma quadrilha de estelionatários que lesou mais de mil pessoas durante o período da Black Friday.

Uma reportagem semelhante já havia sido exibida pelo noticiário na sexta-feira, dia 27, no auge das atenções sobre as liquidações da data. O jovem Eric Schmidt, acusado pela emissora, processará o canal pelo uso indevido de sua imagem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


“O programa Balanço Geral, apresentado pelo jornalista Jasson Goulart, veiculou uma reportagem sobre estelionatários que criaram um site de compras de produtos diversos, porém não entregavam. Ele era composto por quatro jovens e um deles se chamava Eric Schmidt, assim como eu”, contou o estudante.

Ele diz que a equipe da RIC utilizou a foto de seu perfil no Facebook e, por mais de 15 minutos, lhe tratou como um criminoso para toda a cidade. “Foi um ato precipitado do programa, que sem checar a verdadeira identidade dos envolvidos, expôs minha imagem indevidamente”, lamentou.

A professora Gisele Schmidt, tia de Eric, ressalta que o seu sobrinho acionará o Balanço Geral na esfera judicial. “Meu sentimento quando soube foi de muito ódio, mas vamos esfriar a cabeça e procurar os meios legais para punir os responsáveis”, pontuou ela.

O TV História procurou Marcus Yabe, diretor de Produto, Conteúdo e Convergência da RIC, às 15h03 desta quarta-feira (3). A emissora removeu as reportagens de seu portal e apagou a íntegra das edições dos dias 27 e 1º do Balanço Geral de suas páginas no Facebook e no YouTube. Em nome da afiliada da Record, o executivo enviou o seguinte comunicado:

“Nós da RIC Record TV na edição do programa Balanço Geral Curitiba, na última terça-feira, (01/12/2020) exibimos uma reportagem sobre os “nerds” que criaram sites falsos e foram presos em uma operação da polícia.

A reportagem apresentou as fotos de quatro suspeitos. Entre essas fotos constava a imagem de Eric Luis Schimidt como sendo um dos suspeitos. A reportagem estava sendo exibida quando fomos alertados por um familiar do Erick, que este, apontado na foto pelo Balanço Geral não tinha relação com a denúncia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Voltamos a checar com a fonte que forneceu as fotos e de fato a fonte confirmou que havia se equivocado ao apontar a foto do Erick com sendo um dos suspeitos da denúncia em curso. Segundo a fonte, há um homônimo e por isto, o engano. Imediatamente corrigimos a informação por duas vezes durante o programa e retiramos todo e qualquer material do ar.

Nós da RIC Record TV, por meio desta nota reafirmamos a correção dos fatos já feita durante o programa e pedimos publicamente desculpas ao Eric Schimidt. Ciente do impacto que causamos devido a nossa audiência, já tomamos medidas internas para evitar a ocorrência de situação igual ou parecida futuramente”.

Porém, para o alívio de Eric, a audiência do Balanço Geral de Curitiba não foi tão alta na tarde de segunda. No ar entre 11h51 e 14h05, o jornal teve média de 4,8 pontos, contra 16,6 da Globo e 6,8 do SBT — às 12h41, quando a foto do jovem era exibida, o Ibope apontava 5,2 pontos para a afiliada da Record, em terceiro lugar.

Compartilhar.