Marcos Manzano tornou-se conhecido por promover o Clube das Mulheres, casa com apresentações de strippers masculinos, no Brasil. Ele se foi há dois anos, por complicações causadas por uma bactéria no coração.
Descendente de italianos, nascido em 11 de março de 1969, Manzano fez carreira como modelo na passarela e na publicidade, no Brasil e no exterior. Em 1989, estreou na TV através do último capítulo de Vale Tudo.
Foi Marcos quem viveu o príncipe italiano Giovani, que casa-se com Maria de Fátima (Gloria Pires) – apenas para esconder seu romance com César (Carlos Alberto Riccelli), gigolô e amante da vilã.
Trabalho que marcou época
No início dos anos 1990, Marcos Manzano, em parceria com o empresário Focca Barreto, lançou uma casa de striptease masculino chamada Clube das Mulheres, localizada na cidade de São Paulo.
O empreendimento foi inspirado num espetáculo encenado apenas para homens em Nova Iorque. Além de proprietário, Marcos foi apresentador dos shows que, por aqui, eram voltados para as mulheres.
A autora Gloria Perez chegou a frequentar o local durante seis meses em busca de elementos para De Corpo e Alma. Na novela de 1992, o protagonista Juca, vivido por Victor Fasano, era um dos dançarinos em trajes sumários.
O próprio Manzano atuou na produção, exercendo o mesmo papel da “vida real”, o de apresentador do espetáculo. A trama da Globo acabou popularizando o Clube das Mulheres em todo o país.
Marcos Manzano passou também pelo teatro e pelo cinema. Ao lado de Alexandre Frota, protagonizou o filme A Rota do Brilho (1989). Sua última aparição na TV foi no humorístico A Praça é Nossa, do SBT, em fevereiro de 2020.
Complicações cardíacas
Marcos Manzano faleceu no dia 13 de novembro de 2020, após contrair uma bactéria que causou uma endocardite grave – inflamação na membrana do coração. Ele estava hospitalizado na Santa Casa de Ribeirão Preto, interior de São Paulo. O ator foi velado no Memorial Campos Elíseos e teve seu corpo foi cremado, conforme seu desejo.
O ator e apresentador tinha 61 anos. Marcos era casado com Valéria Rodrigues e não deixou filhos.
Victor Fasano, que atuou ao lado dele em De Corpo e Alma, lamentou o falecimento em entrevista ao portal Notícias da TV:
“Não sabia (da morte). Ele era mais novo do que eu. É uma pena que tenha morrido tão cedo. Desejo o melhor para a família. Essas coisas desagradáveis acontecem durante a pandemia, muita gente morreu, perdemos muitas pessoas próximas”.