Muitas figuras fizeram parte da Escolinha do Professor Raimundo – programa exibido pela Globo na década de 1990. Entre tantos profissionais, Nádia Carvalho se destacou com a sua personagem Dona Santinha Pureza.

Escolinha do Professor Raimundo - Chico Anysio
Chico Anysio (Reprodução / Globo)

A carreira da comediante, no entanto, foi muito além das carteiras e das aulas do mestre defendido por Chico Anysio. Atriz e dubladora, Nádia mostrou o seu talento em diversos trabalhos, que não são tão lembrados, nem valorizados.

Os primeiros anos de carreira

Escolinha - Nádia Carvalho
Nádia Carvalho na Escolinha do Professor Raimundo (Reprodução / Globo)

Natural do Rio de Janeiro, Nádia de Almeida Carvalho começou sua carreira de atriz na novela Memórias de Amor (1979), de Wilson Aguiar Filho. Depois de sua estreia na TV, ela fez parte do elenco do humorístico Chico Anysio Show (1982).

Foi nesse programa, aliás, que ela conheceu o futuro marido, Nizo Neto, filho do humorista.

Em 1984, Carvalho deu vida a Florência na minissérie Rabo de Saia, que contava a história de Seu Quequé (Ney Latorraca), um caixeiro-viajante que tinha três esposas em três cidades diferentes. Mas o sucesso mesmo veio nos anos 1990, ao lado de Chico Anysio.

“Eu gostcho!”

Nádia Carvalho
Atriz Nádia Carvalho (Reprodução / Web)

Na Escolinha do Professor Raimundo, Nádia Carvalho interpretou Dona Santinha Pureza, uma mulher simples e caipira que contava histórias do marido Valadão, que sempre a agredia – para a revolta do professor. Ela dizia que não ligava e soltava o bordão: “Eu gostcho!”.

Leia também: Astro revelou mágoa com Galvão Bueno: “Não preciso do seu reconhecimento”

A personagem e a reação dela à violência doméstica são inviáveis hoje, num Brasil que evoluiu em tal questão, embora ainda tenha muito a caminhar.

Além da Escolinha, a atriz também fez parte do elenco do humorístico Estados Anysios de Chico City (1992). Seu último trabalho na TV foi no Sítio do Picapau Amarelo (2005), quando ela deu vida a Gláucia.

“Não teve o reconhecimento merecido”

Nizo Neto
Nizo Neto na Escolinha (Reprodução / Web)

Nádia também brilhou como dubladora. Ela emprestou sua voz para a Babá, que aparecia no desenho Os Muppets Babies, e também para a avó de Sid em A Era do Gelo 4, e tia Vivian de Um Maluco no Pedaço. Além de Edna Moda, em Os Incríveis, Carvalho foi a voz oficial de Diane Keaton, Whoopi Goldberg, Queen Latifah e Melissa McCarthy.

Nádia Carvalho faleceu no dia 11 de julho de 2022, aos 67 anos, depois de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC).

Marco Ribeiro, dublador e amigo de Nádia, fez uma homenagem à atriz em suas redes sociais.

“Dona de um humor refinado, inteligente. Atriz de sensibilidade, gentil com os colegas. Uma pessoa doce. Assim era Nádia! Com certeza, deixou sua marca na dublagem brasileira”.

Seu ex-marido, Nizo Neto (foto acima), também prestou uma homenagem à atriz.

“Hoje, Nádia Carvalho nos deixou. Foi minha companheira por seis anos. Vivemos muita coisa juntos. Uma grande atriz, comediante excepcional que não teve o reconhecimento merecido. Tô muito triste. Vá com Deus, Carvalhita”.

Compartilhar.
Avatar photo

Fábio Marckezini é jornalista e apaixonado por televisão desde criança. Mantém o canal Arquivo Marckezini, no YouTube, em prol da preservação da memória do veículo. Escreve para o TV História desde 2017 Leia todos os textos do autor