Autora abre o jogo sobre maior erro de Vai na Fé: “Não tenho controle”
13/08/2023 às 10h20
Vai na Fé foi um grande sucesso de audiência que devolveu o brilho da faixa das 19h da Globo. A sua história envolvente e atual agradou e os personagens caíram no gosto popular. No entanto, o folhetim teve algumas controvérsias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Duas das figuras que marcaram a trama e angariaram uma grande torcida foi o casal Clara (Regiane Alves) e Helena (Priscila Sztejnman), que finalmente conquistaram um final feliz após tanta luta.
Só que, para essa união ser selada, o público precisou reclamar muito nas redes sociais. Isso porque a direção da Globo, em um uma atitude contrária ao que andou pregando nos últimos tempos sobre diversidade, censurou o casal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Rosane Svartman, a autora, escreveu diversas manifestações de carinho entre as duas personagens que chegaram a ser gravadas. Porém, essas cenas foram prontamente cortadas na edição. A novelista falou sobre o assunto.
LEIA TAMBÉM:
● Que fase: cinco novelas recentes que a Globo se arrependeu de ter feito
● Esquecida pela Globo, novela mais pedida pelo público deve ter outro destino
● Escolha errada: após fiasco, Globo impõe regra para novelas das seis
Novelista se explicou
A autora de Vai na Fé, de olho nas reclamações do público na internet, rapidamente se defendeu a afirmou que a censura não era culpa sua.
“De uma página de roteiro vem o trabalho de centenas de pessoas. E depois isso vai ser assistido por milhões de pessoas. E eu não tenho mais controle sobre o que acontece na minha página de roteiro quando ele sai das minhas mãos”, justificou ao Notícias da TV no dia da exibição do último capítulo do melodrama.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar dos cortes, a escritora afirmou que o desenvolvimento da paixão das duas moças não foi alterado nem por ela, nem pela emissora.
“O arco delas, a história, do ponto de vista afetivo, tudo isso foi contado e está sendo contado com todo carinho, desde a sinopse, sabe?”, afirmou.
Leia também: Narrador chorou ao vivo após perder parceiro: “Não tinha condições”
Por que a Globo censurou Clara e Helena em Vai na Fé?
Indagada sobre os motivos que levaram o canal a tomar tal atitude, ela afirmou desconhecer. Mas, de acordo com o informado pelo portal Notícias da TV, a ordem do corte teria vindo de Amauri Soares, novo diretor dos Estúdios Globo.
O propósito foi não afugentar os telespectadores mais conservadores que assistiam ao folhetim, já que Vai na Fé conquistou um público mais tradicional e evangélico.
“Realmente, me perguntam o porquê, mas eu não sei, não tenho uma resposta… Mas te garanto que a gente escreve com todo o carinho, com todo o respeito e com todo o amor a essas personagens. E isso, o arco delas, os dramas, tudo isso está lá”, explicou.
Atriz ficou frustrada com censura
A censura aos beijos entre Clara e Helena frustrou até mesmo a atriz Regiane Alves. Quando a cena de troca de carinho entre as personagens finalmente foi ao ar, ela comemorou, mas admitiu que isso só havia sido possível graças à pressão popular.
“O beijo exibido em capítulo do último dia 21 [de junho]. Foi muito aceito. As pessoas amaram. A gente ficou muito feliz, já que foi uma conquista de todos. É triste, depois de dez anos do beijo entre os personagens do Mateus Solano e do Thiago Fragoso [em Amor à Vida, em 2014], ainda ter que discutir sobre mostrar um beijo na TV”, desabafou.
“O beijo só aconteceu porque a comunidade se juntou, foi para a internet e reclamou. Foram ouvidos, é uma grande conquista. Eu já sabia que era uma personagem que se envolveria com uma mulher, mas que, antes, deveria ter uma relação complicada com o marido para que o público comprasse a ideia”, encerrou.