Perto do fim, Travessia, que parecia ter apresentado sinais de melhora na narrativa ao flertar com o lado policial, derrapou na curva e voltou a ser alvo de críticas por parte do público.

Lucy Alves
Reprodução / Globo

No último dia 27, a novela, que termina na sexta-feira (5), exibiu o seu capítulo 172, que terminou com uma cena bem inusitada envolvendo a protagonista Brisa (Lucy Alves, foto acima).

A mocinha decidiu dançar na chuva mesmo tendo o seu filho, Tonho (Vicente Alvite), internado no hospital após ter sofrido um acidente durante um assalto que a mão sofreu.

Na cena em questão, Brisa havia sido impedida de entrar no quarto onde o seu filho estava e foi chorar no estacionamento da unidade de saúde. De repente, começou a chover e ela se jogou na chuva e dançou.

Para completar o momento, ela encontra Oto (Romulo Estrela) e os dois se beijam apaixonadamente.

[anuncio_1]

Autora se defendeu

Gloria Perez
Reprodução

Não deu outra! Assim que o capítulo terminou, a novela voltou a ser um dos assuntos mais comentados nas redes sociais, mas negativamente.

Travessia recebeu centenas de críticas afirmando que as nuances dos protagonistas mudaram “do nada” e que a sequência era ridícula. Afinal, onde já se viu uma mãe com um filho doente tomar um banho de chuva gargalhando?

Poucos minutos depois, Gloria Perez (foto acima), que durante todos esses meses foi muito ativa nas redes sociais, resolveu se pronunciar. A autora revelou que a cena, na verdade, foi um improviso.

“Respondendo a todos de uma vez: a dança da Brisa na frente do hospital foi improviso. Acontece 😉”, justificou em seu perfil no Twitter.

“Não, não estava escrito. Foi improviso”, reiterou ao responder um comentário que duvidava da informação.

Sequência dividiu opiniões

Lucy Alves
Reprodução / Globo

Ainda que alguns fãs do casal “BrisOto” – apelido da dupla na internet – comemorassem, finalmente, o reencontro, o público não poupou críticas contundentes à cena. Afinal, a união ficou desconexa da atual fase da trama.

“Ridicularizou a personagem a novela inteira e pra fechar com chave de ouro me deixa uma cena dessa ‘improvisada’ ir pro ar, chega a ser um desrespeito com a profissional, que condução péssima foi essa sequência, desde o assalto até a mãe não entrar com o menor pros exames”, criticou uma usuária.

Em outro comentário, um telespectador pediu para que ela tivesse mais atenção com a novela, apontando esse como o motivo pelo qual Travessia não teria credibilidade com o público.

“Dona @gloriafperez é por esse tipo de coisa que a @tvglobo está perdendo credibilidade em novelas, mesmo ainda sendo a maior. Isso é falta de atenção com o contexto da trama. A cena é linda, mas não encaixou na situação em que a personagem estava (com o filho internado). Atenção!

Ainda vale destacar um comentário que foi certeiro ao colocar o dedo na ferida e tocar naquele que deve ser o maior problema da novela: o desacerto entre a autora e a direção de Mauro Mendonça Filho, que é cada vez mais evidente.

“@gloriafperez, eu sei que você e o Mauro tem uma amizade; mas ela pode continuar, só que a parceria entre vocês, não! Não tem a menor possibilidade de vocês a repetirem na sua próxima novela, é inadmissível que tal feito aconteça, por favor!”, disparou.

Autoria X Direção

Travessia - Gloria Perez e Mauro Mendonça Filho
Fábio Rocha / Globo

O dia passou e ainda na manhã de sexta-feira (28) o público continuou repercutindo a sequência.

Gloria Perez, por sua vez, fez questão de postar um trecho do roteiro do capítulo em seu perfil no Instagram, através dos stories, para provar que estava dizendo a verdade: nunca existiu nenhuma cena de Brisa dançando e gargalhando na chuva.

Segundo o roteiro, a protagonista caminharia sim pela área externa do hospital em lágrimas e debaixo de chuva, enquanto alguns flashes de cenas dela com Tonho fossem mostradas ao público.

Com isso, ficou evidente que a autora responsabilizou o diretor artístico pelo improviso, mesmo que indiretamente. Ficou evidente que há uma desconexão entre as partes na hora de produzir a novela.

O Outro Lado do Paraíso

Gloria Perez e Mauro Mendonça Filho  já haviam trabalhado juntos na série Dupla Identidade (2014) e retomaram a parceria, anunciada como uma grande aposta. Afinal, seus últimos trabalhos – Verdades Secretas (2015) e O Outro Lado do Paraíso (2017, foto acima) – foram bastante elogiados pelo público e pela crítica.

Ele, que já foi vencedor do Emmy Alwards pela novela das onze escrita por Walcyr Carrasco, também foi duramente criticado ela direção “inovadora” que tentou imprimir à novela e que, de certa forma, não casou com o estilo da autora, que é experiente em uma narrativa mais popular.

Compartilhar.