Autor usa nova personagem para encobrir maior erro de Terra e Paixão

Claudia Raia como Emengarda em Terra e Paixão

Claudia Raia como Emengarda em Terra e Paixão

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Emengarda (Claudia Raia) chegou disposta a causar em Terra e Paixão. A mãe de Luigi (Rainer Cadete) se mostra tão trambiqueira quanto o filho, chegando ao ponto de chantagear Irene (Gloria Pires) e se aliar a Agatha (Eliane Giardini).

Claudia Raia como Emengarda em Terra e Paixão (divulgação/Globo)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, a entrada desta nova personagem não altera em nada a rivalidade entre as duas vilãs da novela das nove da Globo, apenas dá um “tempero” a mais. O que mostra que a entrada de novos personagens em Terra e Paixão não serve para fazer a história andar, mas apenas para preencher capítulos.

Trambiqueira

Nos próximos capítulos de Terra e Paixão, Emengarda – também chamada de Emmy – vai mostrar que conhece Agatha de outros carnavais. Além disso, a mãe de Luigi vai bater de frente com Irene e chega a filmá-la num encontro com Vinícius (Paulo Rocha), usando esse material para chantagear a madame.

A personagem de Claudia Raia, inclusive, vai se aliar a Agatha, que utilizará a prova da traição de Irene como mais um trunfo para acabar com o casamento da megera e Antônio (Tony Ramos).

Além disso, Emmy também vai aprontar outras poucas e boas. Ela chega até a roubar os dólares de Anely (Tatá Werneck), mostrando que não é flor que se cheire – como boa parte dos habitantes de Nova Primavera, diga-se.

[anuncio_2]

Nova Nice

Alexandra Richter e Gloria Pires em Terra e Paixão (divulgação/Globo)

Na prática, Emmy entra em Terra e Paixão para ser uma nova Nice (Alexandra Richter). A falsa beata também entrou em cena para chacoalhar a novela, se aliou a Irene, fez um trambique aqui e ali e, quando não tinha mais função, foi assassinada.

Nice movimentou vários capítulos, mas na prática não levou a história de Terra e Paixão a lugar nenhum. A novela escrita por Walcyr Carrasco e Thelma Guedes parece sempre patinar no mesmo lugar. Há um movimento, mas nada que faça a história avançar.

De acordo com informações que circularam na imprensa, Claudia Raia fará uma participação especial. Ou seja, Emmy não deve ter vida longa na trama do horário nobre da Globo. O que mostra que a personagem só entrou mesmo para preencher capítulos.

 

Não é a primeira vez

Munda (Carol Romano) e Ramiro (Amaury Lorenzo) em Terra e Paixão (divulgação/Globo)

Mas não foi só Nice e Emmy que entraram em Terra e Paixão apenas para criar uma ou outra situação sem maior importância para o enredo. Munda (Carol Romano) também foi um desses casos: a moça apareceu para separar Kelvin (Diego Martins) e Ramiro (Amaury Lorenzo), mas sumiu sem deixar rastros.

A história se repetiu com Rodolfo (Eduardo Lago), o pai de Franco (Gil Coelho). Parecia que ele teria alguma importância, mas serviu apenas como gatilho para mais um surto de Petra (Débora Ozório).

Ou seja, Terra e Paixão faz uso do recurso de inserir novos personagens apenas para disfarçar a falta de um enredo consistente. Sem uma trama central forte, a narrativa apenas se rende a arcos episódicos que servem para preencher capítulos. A novela simplesmente não anda.

Sair da versão mobile