Autor de Sob Pressão explica o sucesso da série: “Entrar no coração das pessoas”

Whatsapp

A Globo estreia, nesta quinta-feira (12), a prometida e aguardada quarta temporada da série médica Sob Pressão. A principal diferença, em relação às temporadas anteriores, está no cenário, um novo hospital, o fictício Edith de Magalhães, referência de hospital de atendimento, localizado no Centro do Rio de Janeiro. O nome é uma homenagem à enfermeira Edith de Magalhães Fraenkel, uma das pioneiras da saúde e enfermagem no Brasil.

Um detalhe importante: trata-se de um hospital que não atende pacientes de Covid-19 (como tantos no Brasil). Logicamente a pandemia de coronavírus continua no dia a dia dos personagens, mas não é o foco – como aconteceu no especial Plantão Covid (2 episódios exibidos em outubro de 2020). A série volta a salientar as questões sociais, a rotina e o atendimento à saúde pública em geral, com suas dificuldades técnicas e humanas – mas em tempos de covid.

Leia mais

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A novidade no elenco é a atriz Bárbara Reis, como a enfermeira Lívia, que junta-se à equipe médica formada por Evandro (Júlio Andrade), Carolina (Marjorie Estiano), Décio (Bruno Garcia), Vera (Drica Moraes), Charles (Pablo Sanábio), Mauro (David Junior), Gustavo (Marcelo Batista) e Keiko (Julia Shimura) – e Rosa (Josie Antelo) na recepção.

Novamente os dramas do casal protagonista – Evandro (Júlio Andrade) e Carolina (Marjorie Estiano) – são pontuados, agora voltados para questões familiares: o desejo de Evandro de ter um filho e a dúvida sobre a paternidade de Francisco, bebê de Diana (Ana Flávia Cavalcanti), com quem ele teve um envolvimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os dramas pessoais dos pacientes continuam sendo combustível para as histórias e abordagens da série, que levantará questões sociais como o uso indevido de medicamentos, HIV na terceira idade, aborto, racismo, homofobia, violência urbana, guarda parental e multiparentalidade, contando com participações especiais de atores como Ary Fontoura, Arlete Salles, Ailton Graça, Cláudia Di Moura, Cyria Coentro, Tatiana Tiburcio e Adriano Garib, entre outros.

“Faltava um produto que falasse de uma maneira menos idealizada da realidade”

Aclamada pelo público e crítica, com uma legião de fãs e índices de audiência sempre bons, Sob Pressão tornou-se um dos produtos mais vitoriosos da Globo dos últimos anos, querido pelo público em geral.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Questionei o roteirista Lucas Paraizo qual era o segredo do sucesso da série. Ele falou de identificação, de “honestidade dramatúrgica”, do potencial e da proposta realista do programa.

Eu não saberia dizer exatamente qual é ‘o segredo do sucesso da série’. Mas acho que são ingredientes que tem a ver principalmente com identificação.

Acho que quando escrevemos um produto audiovisual – ainda mais um produto de massa, para a televisão aberta – a gente está sempre procurando entrar no coração das pessoas, de alguma maneira. Acho que Sob Pressão, com os temas que trata, com os personagens que traz e com a realidade que imprime, tem muitas frentes para alcançar o coração dessas pessoas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por outro lado eu acho que a direção dá uma estética realista: nossos diretores pegam o texto e o multiplicam nesse caminho realista. Acho que isso também aproxima as pessoas. Acho que faltava, talvez – longe de mim dizer que somos os únicos que fazem isso! – um produto que falasse de uma maneira menos idealizada da realidade.

Muitas vezes, a equipe de roteiro tem dúvidas no desenvolvimento da série, que caminhos, que riscos correr. Que movimentos o personagem pode fazer. Porque a gente tem um pacto com o público, com a realidade, de mostrar as coisas boas e ruins que a realidade tem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Então essa ‘honestidade dramatúrgica’, essa maneira de olhar as coisas de frente, de encarar os conflitos, talvez seja um diferencial que faz com que a série tenha fôlego.”

Lucas Paraizo conclui confirmando a quinta temporada para 2022, desta vez com exclusividade para o Globoplay, a começar a ser gravada ainda neste ano de 2021.

Sob Pressão é uma coprodução Globo e Conspiração.
Escrita por Lucas Paraizo, com Márcio Alemão, André Sirangelo, Pedro Riguetti e Flavio Araújo.
Direção artística de Andrucha Waddington e direção de Andrucha, Mini Kerti, Rebeca Diniz, Julio Andrade e Pedro Waddington.
Produção de Isabela Bellenzani (TV Globo) e Mariana Vianna (Conspiração).
Direção de gênero de José Luiz Villamarim.
Estreia 12 de agosto, após a novela Império.

Whatsapp


Leia também