Atual novela das nove da Globo, Renascer tem passado por ajustes na edição numa tentativa da emissora de elevar a audiência e a repercussão da trama. Além disso, Bruno Luperi tem criado novos entrechos, diferentes da versão original escrita por Benedito Ruy Barbosa.

Benedito Ruy Barbosa
Benedito Ruy Barbosa

Em 1993, tais ajustes não foram precisos, já que a primeira versão da novela registrou altos índices de audiência. Ainda assim, Benedito Ruy Barbosa precisou mudar os rumos da história por conta de movimentações nos bastidores da Globo.

Tais modificações, aliás, deixaram o veterano irritado. O autor não escondeu sua insatisfação com a direção da emissora ao se ver obrigado a tirar uma importante personagem da novela.

Consagração de Benedito Ruy Barbosa

O sucesso de Renascer em 1993 representou a volta por cima de Benedito Ruy Barbosa na Globo. O autor vinha do êxito de Pantanal (1990) na Manchete e retornava à Globo no horário nobre, faixa que ocupava pela primeira vez no canal.

A novela fez um enorme sucesso na época. Assim como aconteceu no remake, a primeira fase encantou o público ao narrar a bela história de amor de José Inocêncio (Leonardo Vieira) e Maria Santa (Patrícia França).

O êxito foi tanto que os dois atores se tornaram ídolos instantâneos na época. De olho na popularidade de Patrícia França, o autor Benedito Ruy Barbosa tratou de trazer Santinha de volta à história, desta vez como um espírito.

Disputa nos bastidores

Patrícia França em Renascer
Patrícia França em Renascer

Com as constantes aparições de Maria Santa a José Inocêncio (Antonio Fagundes), a personagem de Patrícia França foi mantida em Renascer. Porém, o passe da atriz começou a ser disputado nos bastidores da Globo.

A direção do canal queria repetir o par com Leonardo Vieira em Sonho Meu, trama de Marcílio Moraes que já estava em produção para substituir Mulheres de Areia (1993) na faixa das seis. No entanto, Benedito Ruy Barbosa e o diretor Luiz Fernando Carvalho não ficaram nada satisfeitos com isso.

O autor e o diretor, inclusive, participaram de uma reunião com a cúpula da emissora para tentar segurar Patrícia França em Renascer e impedir sua escalação para Sonho Meu. Porém, de nada adiantou e a atriz foi transferida para a próxima novela das seis.

“Assim fica difícil fazer novela”

Por conta disso, Benedito Ruy Barbosa foi obrigado a criar uma nova situação para justificar o fim das aparições de Santinha em Renascer. Diante deste problema, ele passou a atrasar os capítulos da novela, fazendo surgir boatos de que estava doente.

“Eu estou ótimo. O problema é que me tiraram um elemento importante para a trama e tive que repensar a história toda. É difícil fazer novela desse jeito”, disparou o autor ao jornal O Globo, em 28 de julho de 1993.

“Isso estressa muito mais do que escrever a novela. Eu, que estava um pouco adiantado, agora faço meio capítulo por dia”, completou, sem esconder a insatisfação.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor