Escrita por João Emanuel Carneiro, Mania de Você substituirá Renascer na faixa das nove da Globo a partir de 9 de setembro. A trama marca a volta do autor ao horário onde emplacou sucessos como A Favorita (2008) e Avenida Brasil (2012).

Lilia Cabral em A Favorita
Lilia Cabral em A Favorita

No folhetim, a atriz Mariana Santos será Fátima, uma dona de casa que sofre nas mãos do marido violento. Ela terá uma reviravolta ao se envolver com Diana (Vanessa Bueno), que a incentiva a se libertar da dependência do cônjuge.

Parece familiar? Sim, a trajetória de Fátima terá várias semelhanças com a história de Catarina, personagem de Lilia Cabral em A Favorita.

Leia também: Rejeição, mortes e traição: como será a novela que vai substituir Renascer

Romance entre mulheres

Depois de viver Natália em Elas por Elas, Mariana Santos volta a interpretar uma personagem que terá um romance com outra mulher em Mania de Você, próxima novela das nove da Globo. Na trama, ela será Fátima, que sofre nas mãos do marido Robson (Eriberto Leão).

Conforme o TV História adiantou com exclusividade, Robson será um homem machista e misógino, que não cansa de humilhar a esposa. Ele acaba se interessando pela vizinha Diana, a quem passa a assediar.

Diana, no entanto, se torna amiga de Fátima e faz de tudo para que ela se livre do relacionamento abusivo. Com o incentivo de Diana, Fátima começa a trabalhar e a viver de maneira independente. No decorrer da trama, as duas terão um romance.

Leia também: Substituta de Renascer eliminará 5 personagens em início eletrizante

História repetida

Curiosamente, a história de Fátima em Mania de Você será muito parecida com a de Catarina, personagem de Lilia Cabral em A Favorita, novela também escrita por João Emanuel Carneiro.

Na trama de 2008, Catarina é constantemente humilhada pelo marido, o violento Léo (Jackson Antunes). Quando a nova vizinha Stela (Paula Burlamaqui) aparece, o canalha começa a assediá-la constantemente.

No entanto, Stela acaba se apaixonando mesmo por Catarina. Ela, que é dona de um restaurante, oferece um trabalho para a amiga e passa a incentivá-la a abrir mão de seu casamento falido. Com isso, Catarina passa por uma grande virada.

Leia também: Quando termina Renascer na Globo? Substituta já tem estreia marcada

Romance velado

A principal diferença entre Fátima e Catarina é que a primeira deve ter seu relacionamento com a vizinha explorado na trama de Mania de Você, ao contrário do que aconteceu em A Favorita.

Na novela de 2008, Catarina muda de vida graças ao apoio de Stela e se abre a um novo amor, engatando um relacionamento com o verdureiro Vanderlei (Alexandre Nero). Somente no final da novela Catarina decide terminar com o namorado e partir numa viagem com Stela. Assim, não fica muito claro se elas terminam como casal ou como apenas duas amigas viajando juntas.

Outra diferença é que, ao contrário de Stela, Diana será uma mulher casada. Ela é esposa do ambicioso Hugo (Danilo Grangheia) e mãe de Bruna (Duda Batsow).

Leia também

Astro dos anos 90 morreu cedo após lutar contra excesso de peso

Demitida do SBT, musa sempre escondeu relação com Silvio Santos: “Só me ferrei”

Símbolo da primeira versão de Renascer morre e obriga Globo a encontrar solução

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor