No ar em Todas as Flores, trama do Globoplay exibida na faixa das 22h30 da Globo, o autor João Emanuel Carneiro vai praticamente emendar duas novelas. Afinal, ele também assina Mania de Você, história que substituirá Renascer no horário nobre da emissora no segundo semestre de 2024.

Avenida Brasil e A Favorita
Avenida Brasil e A Favorita

Como já virou uma espécie de tradição em sua obra, o novo folhetim também terá uma vingança em meio à trama principal, o que remete à Avenida Brasil (2012), maior sucesso do novelista. No entanto, Mania de Você também terá elementos de outras tramas famosas da galeria do autor, como A Favorita (2008-09).

[anuncio_1]

O novo enredo

Taís Araujo em Cara e Coragem
Taís Araujo em Cara e Coragem (Reprodução / Globo)

Mania de Você é centrada na relação entre Viola e Luna – a primeira deve ser interpretada por Taís Araújo (foto acima). Elas se tornam amigas depois que Viola se muda para Angra dos Reis com o marido, o mau-caráter Mavi – Fábio Assunção é o mais cotado para vivê-lo.

Luna é uma jovem estudante de gastronomia, universo que também interessa a Viola, que se mostra mais talentosa que a amiga. Viola acaba tendo um envolvimento com Franco, por quem Luna é apaixonada.

Anos depois, Luna reencontra Viola como uma chef bem-sucedida e pede um emprego. É quando ela se dá conta de que Viola vive uma vida que deveria ser sua, o que gera um conflito. Porém, elas acabam se unindo contra Mavi, que armou para fazer Franco ser preso.

[anuncio_2]

Duas mulheres

Avenida Brasil - Adriana Esteves e Débora Falabella
Adriana Esteves (Carminha) e Débora Falabella (Nina) em Avenida Brasil (Divulgação / Globo)

De cara, já é possível identificar uma das principais características de João Emanuel Carneiro em Mania de Você: um embate envolvendo duas mulheres. Foi assim em Da Cor do Pecado (2004), com Preta (Taís Araújo) e Bárbara (Giovanna Antonelli); Cobras & Lagartos, com Bel (Mariana Ximenes) e Leona (Carolina Dieckmann); A Favorita, com Flora (Patrícia Pillar) e Donatela (Claudia Raia); e Avenida Brasil, com Nina (Débora Falabella) e Carminha (Adriana Esteves).

O fato de Luna acreditar que Viola vive uma vida que deveria ser sua também remete a Cobras & Lagartos e A Favorita. Na primeira, Leona chega a se “transformar” em Bel para ter a vida da prima. Já na segunda, é o sentimento de estar sempre na sombra de Donatela que faz Flora se tornar uma assassina implacável.

Até Segundo Sol (2018), que não fez muito sucesso, também conta com um enredo parecido. Na trama, Roberval (Fabrício Boliveira) descobre que é irmão de Edgar (Caco Ciocler), mas não teve as mesmas oportunidades que ele. Isso o leva a querer se vingar de Severo (Odilon Wagner), o pai deles.

 

[anuncio_3]

A vingança

João Emanuel Carneiro
João Emanuel Carneiro

Mania de Você também será centrada numa história de vingança. Viola e Luna serão rivais, mas também se unirão para deter um inimigo em comum: Mavi. O vilão prejudica a vida de Franco, fazendo as amigas agirem para acabar com ele. Será Mavi o grande malvado da história.

Personagens vingativos estão presentes em praticamente toda a obra de João Emanuel Carneiro (foto acima). Flora queria se vingar dos Fontini em A Favorita, enquanto Nina queria dar o troco em Carminha em Avenida Brasil.

Na falta de uma, Todas as Flores tem duas histórias de vingança. Diego (Nicolas Prattes) se une a bandidos barra-pesada para acabar com Luis Felipe (Cassio Gabus Mendes). Já Maíra (Sophie Charlotte), após ser enganada pela mãe Zoé (Regina Casé), também tenta se vingar da matriarca.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor