Como autor enganou Silvio Santos para escrever sucesso na concorrência

Autor de sucessos da Rede Globo, como Chocolate com Pimenta, Êta Mundo Bom! e A Dona do Pedaço, Walcyr Carrasco se envolveu em uma confusão em 1996 ao escrever Xica da Silva para a extinta Rede Manchete usando o pseudônimo Adamo Angel. O autor fez isso para driblar o contrato com o SBT, onde era consultor de teledramaturgia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No dia 4 de junho de 1996, a Folha de S. Paulo anunciou que a Manchete havia contratado o esotérico Adamo Angel para escrever Xica da Silva, que substituiria Tocaia Grande.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo a reportagem, Angel era um escritor esotérico, com formação pela USP e especialização em roteiro nos EUA. Ele estaria se preparando para o lançamento do livro Meditando com as Fadas.

“Adamo Angel é historiador, especializado na época de Xica da Silva. Ele tinha uma pré-sinopse de novela e estava procurando uma produtora independente. Mas quando o texto chegou às nossas mãos, resolvemos contratá-lo”, disse o diretor Walter Avancini (foto abaixo) à reportagem. “Ele é muito reservado, não quer aparecer”, completou, sobre a impossibilidade de entrevistas com o autor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

No dia 15 de setembro de 1996, dois dias antes da estreia da novela, o mistério permanecia. Nem os artistas do elenco sabiam quem era o autor. “Ele simplesmente não quer aparecer”, despistou, novamente, Avancini.

“A qualidade do roteiro faz o elenco especular que Angel poderia ser Dias Gomes ou, até mesmo, Paulo Coelho”, informou a reportagem. Outras matérias da imprensa, como da revista Contigo, tentavam descobrir quem era o autor escondido.

Promoção

O mistério foi desfeito alguns meses depois. No dia 17 de abril de 1997, no Rio de Janeiro, Carrasco foi apresentado pela Manchete como sendo Adamo Angel. “Ele disse que usou o pseudônimo porque é consultor de teledramaturgia do SBT”, informou a Folha.

Um dia depois, a coluna Controle Remoto, do jornal O Globo, destacou: “Não foi por estar precisando de um extra que o consultor do SBT Walcyr Carrasco se aventurou a escrever clandestinamente uma novela para a Rede Manchete. Silvio Santos paga-lhe quase R$ 50 mil por mês”.

Mas, ao invés de ter problemas com o SBT, Carrasco foi promovido. Silvio Santos pediu que escrevesse uma novela para a casa. Assim, ele fez Fascinação, que estreou em 1998 e teve boa repercussão. Em 2000, seguiu para a Globo, já estreando com o sucesso O Cravo e a Rosa, onde permanece até hoje.

Por ironia do destino, o SBT reprisou Xica da Silva entre março e dezembro de 2005, obtendo boa audiência.

Sair da versão mobile