Autor de Renascer, Bruno Luperi deixou em aberto a possibilidade de um romance entre Zinha (Samantha Jones) e Joana (Alice Carvalho). Mas Zinha não será a única a se apaixonar pela catadora de caranguejo, que também despertará sentimentos em Pastor Lívio (Breno da Matta).

Alice Carvalho como Joana em Renascer
Alice Carvalho como Joana em Renascer

Desde o início do remake, o novelista tem promovido mudanças na obra de seu avô, o autor Benedito Ruy Barbosa. Uma das principais foi transformar o Zinho (Cosme dos Santos) da primeira versão em Zinha.

Com a alteração na trama da personagem, Luperi também deu um novo rumo para a jovem, que vive uma jornada de autodescoberta de sua sexualidade ao longo da novela das nove da Globo.

As mudanças em Renascer

Com várias alterações, o autor tem experimentado novos rumos para a história na adaptação. Em entrevista à CNN Brasil, ele comentou sobre os limites de como pode explorar a obra no remake.

“Eu acho que não tem muito limite, na verdade, são várias maneiras de fazer uma adaptação. Eu tento olhar para aquela história que aconteceu 30 anos atrás, ver o resultado que ela teve e qual espaço afetivo ela ocupa na vida das pessoas. A trama está inserida em um contexto que se transformou muito ao longo dos anos”, apontou o novelista.

Na nova versão do folhetim, Bruno Luperi mudou as tramas como de Zinha e Buba (Gabriela Medeiros), que passou de intersexo para uma mulher trans.

“Essa ideia de gênero e identidade era muito menos discutida. De lá pra cá, isso se tornou muito mais profundo, se distinguiu, se a pessoa é cis ou trans, se ela é homossexual, heterossexual ou se ela é bi. Então, temos muito mais componentes, mais ferramentas, para esmiuçar esse tema”, afirmou.

Zinha fica com Joana em Renascer?

Samantha Jones como Zinha em Renascer
Samantha Jones como Zinha em Renascer (divulgação/Globo)

Com os rumos alterados, surgiu a possibilidade de um romance entre Zinha e Joana. Uma aproximação entre as duas acontecerá na primeira semana de junho em Renascer, quando a amiga de João Pedro (Juan Paiva) se encantar pela esposa de Tião Galinha (Irandhir Santos).

Como Joaninha não tem mais o conflito da versão original, quando era apaixonada por um padre, ela deverá engatar um relacionamento lésbico com a jovem após a morte de Tião — que foi mantida no remake. Porém, Pastor Lívio também deve se apaixonar por Joana, formando um triângulo amoroso.

O autor Bruno Luperi despistou ao comentar sobre o assunto, afirmando que não desenvolveu nada envolvendo as duas.

“Não tenho escrito Joana com a Zinha, mas enquanto uma vive um momento de desilusão, por conta dos sonhos de Tião, que não aceita o pouco que Deus lhe deu, a outra está descobrindo a sexualidade tardiamente, porque nunca se aceitou”, explicou.

Porém, o novelista deu uma pista e não negou a possibilidade disso acontecer.

“Pelo que eu já passei no texto, acho que as duas juntas dariam um resultado bonito, porque são duas grandes atrizes”, destacou.

O que acontece com Zinha e Joana no final de Renascer?

Apesar de uma grande quantidade de capítulos já escritos e bem adiantado em relação ao que é exibido na Globo, Luperi deixou em aberto o final de Zinha e Joana. O autor, aliás, revelou que todos os desfechos estão indefinidos.

“Quando você coloca esses agentes todos, vão surgindo algumas coisas. Ainda está em aberto esse final da Zinha com a Joana. Os finais estão todos em aberto, porque eu ainda estou rumando para lá. Mas a ideia é que eu dê para os personagens aquilo que eu tiver de melhor pelo caminho”, contou.

Adaptação da trama exibida em 1993, o remake de Renascer chegará ao fim em setembro. A substituta será Mania de Você, de João Emanuel Carneiro.

Compartilhar.

Publicitário e roteirista, escreve sobre televisão desde 2013. Com passagem por diversos sites, atuou como redator, editor e repórter, função que proporcionou entrevistar grandes nomes. Um apaixonado por televisão, que ama novelas desde que se entende por gente.