Autor abre o bico e revela por que Globo cancelou substituta de Renascer

Novelista veterano conta que o canal engavetou projeto que existia há anos

Whatsapp

Antes de bater o martelo e optar pelo remake de Renascer, estrelado por Marcos Palmeira, a Globo tinha outra opção para dar sequência à fila de novelas das nove após Terra e Paixão. Era a novela O Grande Golpe, escrita por Ricardo Linhares e Maria Helena Nascimento, que, há anos, aguardava o sinal verde para dar início à sua produção.

Marcos Palmeira em Renascer
Marcos Palmeira em Renascer

A trama, inclusive, chegou a ser cotada para ser a substituta de Renascer, mas acabou perdendo a vaga para Mania de Você, de João Emanuel Carneiro. Ainda assim, os autores seguiram trabalhando no texto.

Porém, o projeto foi adiado algumas vezes e a direção da emissora chegou a solicitar mudanças aos roteiristas. Mas, após tantos adiamentos e alterações, O Grande Golpe foi definitivamente cancelada emissora. Foi o próprio Ricardo Linhares que confirmou o engavetamento do folhetim.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor teve que socorrer estreante em Fuzuê

Ricardo Linhares
Ricardo Linhares (Renato Rocha Miranda / Globo)

Sem a aprovação de seu folhetim, Ricardo Linhares foi escalado para atuar como supervisor de texto de Fuzuê, auxiliando os trabalhos do autor Gustavo Reiz em meio à baixa audiência registrada pela novela das sete.

Leia mais

O novelista veterano ficou na função até o último sábado, dia 27 de janeiro, quando Reiz terminou de escrever o último capítulo da trama.

Em entrevista ao site Heloísa Tolipan, ele afirmou que ainda não sabe qual será seu novo trabalho na Globo.

“Ainda estou respirando, agora não estou com cabeça [para novos projetos]”, disse.

Linhares revelou que tem duas ideias de novelas em fase inicial, mas que ainda não sabe se seus projetos entrarão em pré-produção ou se ele vai ser escalado para comandar a oficina para formar novos autores que a Globo vem promovendo.

“Já fiz várias supervisões e monitorias e talvez possa voltar para isso e não tenha como fazer [as novelas]”, pontuou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Globo cancelou novela das nove

Gilberto Braga e João Ximenes Braga
Ricardo Linhares, Gilberto Braga e João Ximenes Braga (divulgação/Globo)

No ano passado, Ricardo Linhares viu sua nova novela das nove, escrita junto com Maria Helena Nascimento, ser engavetada definitivamente pela Globo. Intitulada como O Grande Golpe, a trama, que já tinha até mesmo vários capítulos prontos, passou por muitos ajustes, mas nem assim conseguiu agradar a emissora.

A novela, que teria um jogador de futebol como protagonista, acabou sendo cancelada. Segundo o autor, o projeto não foi adiante por causa dos altos custos de produção, já que teria cenas gravadas fora do país.

“A minha novela com Maria Helena foi arquivada em razão dos custos. Seria sobre um jogador de futebol internacional que iria para Arábia Saudita e depois para Paris. Ajustamos o conteúdo, a pedido, mas algo além do que já havíamos feito descaracterizaria a obra. Pode ser que em algum momento ela volte, mas atualmente seria muito caro produzir”, desabafou.

A última novela que Linhares escreveu foi Babilônia (2015), em parceria com Gilberto Braga (1945-2021) e João Ximenes Braga. Desde então, ele tem atuado apenas como supervisor, exercendo essa função em novelas como A Lei do Amor (2016), Rock Story (2016), Deus Salve o Rei (2018) e Amor de Mãe (2019).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autora volta para o horário das sete

Maria Helena Nascimento
A autora Maria Helena Nascimento (Reprodução / Gshow)

Com o cancelamento de O Grande Golpe, Maria Helena Nascimento deve voltar para a faixa das 19h da Globo, onde assinou Rock Story, trama que marcou sua estreia como autora solo e que teve Ricardo Linhares como supervisor de texto.

Após a encomenda da Globo de um projeto para o horário das sete, a novelista já passou a trabalhar no desenvolvimento da sinopse de sua nova trama, ainda sem previsão de estreia.

Whatsapp


Leia também