Fiasco: atriz de Um Lugar ao Sol teve programa jogado no lixo pela Globo

Whatsapp

Depois de muitos anos, Denise Fraga retomou sua participação em novelas vivendo a personagem Júlia Soares em Um Lugar ao Sol, atual trama das nove da Globo.

Denise Fraga

O último papel fixo da atriz no gênero havia sido em Sangue do Meu Sangue (1995), no SBT; em 2016, ela fez uma breve participação em A Lei do Amor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre tantos sucessos em sua trajetória, como o bem-sucedido quadro Retrato Falado, exibido por anos no Fantástico, Denise passou por uma situação complicada em 2009, quando a Globo simplesmente jogou no lixo um programa por ela estrelado.

Leia mais

Em busca de um programa com forte apelo popular para a faixa das noites de domingo, após o Fantástico, a Globo acabou elegendo a série Norma para tentar segurar atrações da concorrência.

Cinquentinha

O canal queria um novo Sai de Baixo, mas não havia nenhum projeto similar disponível; chegou-se a cogitar Cinquentinha, de Aguinaldo Silva, para o horário, mas o produto acabou indo ao ar durante a semana. Outras alternativas seriam a produção de um novo reality show e ressuscitar A Diarista, com Cláudia Rodrigues.

No final das contas, a Globo acabou escolhendo a série Norma, que experimentava uma fusão entre a televisão e a internet.

Denise vivia a personagem-título, que era uma pesquisadora insegura, sensível e emotiva. O público podia interagir e interferir nos rumos da história, já que as gravações em estúdio eram transmitidas ao vivo pela internet, através de um blog.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quarto lugar

Norma

No entanto, o público não comprou a ideia. A estreia do programa, no dia 4 de outubro de 2009, marcou apenas 13 pontos de média no Ibope; na semana anterior, a final do No Limite 4 havia marcado 17.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A situação ficou ainda pior nas duas semanas seguintes. A atração chegou a ficar com a quarta colocação no ranking, atrás do Programa do Gugu, da Record, do Programa Silvio Santos, do SBT, e do Pânico na TV, da RedeTV!.

Isso fez com que sua experiência fosse abreviada em 18 de outubro de 2009, com a exibição de apenas três episódios.

“Depois de amargar críticas e baixa audiência em apenas três episódios, a série Norma sai do ar. A Globo diz que suspendeu a exibição do programa para “reavaliação do projeto”. A série continua sendo produzida para voltar em novo modelo de exibição. Fica a pergunta: com ou sem interatividade?”, questionou o Jornal do Brasil de 21 de outubro daquele ano.

Apesar do discurso da Globo, os episódios inéditos acabaram não sendo mostrados. O projeto foi engavetado e nunca mais se falou no assunto.

Denise Fraga e Luiz Villaça

No dia 25 de outubro, o diretor da série e marido de Denise, Luiz Villaça falou a Cristina Padiglione, do jornal O Estado de S. Paulo, sobre o fracasso do programa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Acho que a gente entrou num horário absolutamente popular, em que os principais canais estão finalizando seus programas, altamente aquecidos, com atrações que estão sendo anunciadas para ‘daqui a pouco’ há três horas. A sensação é que eu entrava aos 45 minutos do segundo tempo pra fazer o gol”, contou.

“Os três episódios exibidos foram feitos para uma televisão em que eu acredito, feita pra pensar. Tenho orgulho do programa, e toda a equipe tem esse sentimento”, completou.

Whatsapp


Leia também