Uma das grandes revelações da novela O Rei do Gado, reprise atual do Vale a Pena Ver de Novo, foi Lavínia Vlasak, que deu vida à Lia, filha de Bruno Mezenga (Antonio Fagundes). Depois do término da novela de Benedito Ruy Barbosa, a atriz ganhou espaço na dramaturgia da Globo, atuando em outras produções. Mas, para ser protagonista de uma trama, ela teve que tomar uma atitude corajosa.

Lavínia Vlasak
Reprodução / Redes Sociais

Anjo Mau (1997), Força de um Desejo (1999), Laços de Família (2000), As Filhas da Mãe (2001), Mulheres Apaixonadas (2003) e Celebridade (2004) foram alguns trabalhos da artista na emissora carioca. Mas seus papéis eram apenas de personagens coadjuvantes, fazendo com que Lavínia não tivesse a oportunidade de atuar como protagonista.

[anuncio_1]

“Sinto como se estivesse reestreando”

Prova de Amor

Depois de quase dez anos na Globo, Lavínia não viu outra forma de ganhar destaque em uma novela. Assim, a atriz pediu demissão da maior emissora do país e assinou com a Record para estrelar em Prova de Amor (2005), trama de Tiago Santiago.

“Dez anos depois, sinto como se estivesse reestreando. É até cabalístico! Não poderia estar mais animada. A trama é das boas. E falo isso não só como atriz, mas como telespectadora”, disse a atriz ao Zero Hora em 30 de outubro de 2005.

Sem ressentimentos

Força de um Desejo - Nathalia Timberg

Ao ser questionada se ela estava com mágoa da Globo por não ter a chance de viver a protagonista de uma produção, Lavínia Vlasak afirmou que nunca pensou nisso.

“De jeito nenhum. Foram nove anos de muitas alegrias. Tive a honra de fazer uma vilã do Gilberto Braga. E também de contracenar com a Natália Thimberg (foto acima)!”, confidenciou ela, lembrando de seu papel em A Força de um Desejo (1999).

Em Prova de Amor, ela deu vida à Clarice, uma jovem estudante de Biologia que vai ao altar com Daniel (Marcelo Serrado). Mas no dia do casamento, Lopo Jr. (Leonardo Vieira), homem apaixonado por Clarice, acusa o noivo de um crime que ele não cometeu. A luta para provar a inocência de Daniel e se livrar do vilão é o mote da trama.

Sonho realizado

Dudu Azevedo e Lavínia Vlasak
Reprodução / Globo

O destino da personagem estava nas mãos do autor, mas a escolha que Lavínia fez ao trocar a Globo pela Record, naquele momento, foi a melhor decisão que poderia ter tomado.

“Qual ator não gostaria de protagonizar uma novela? Seria hipocrisia da minha parte dizer que não. Sinto como se estivesse reestreando na profissão”, afirmou a Istoé Gente em novembro de 2005.

No ano seguinte, a atriz esteve presente em Vidas Opostas, um grande sucesso da Record, sendo essa sua última novela na emissora paulista. Ela ficou quase cinco anos longe da TV e voltou para a Globo em 2011, para atuar em Insensato Coração (foto acima) e viver a personagem Úrsula em uma participação especial na trama de Aguinaldo Silva.

Medo de não conseguir voltar

O convite para fazer parte do elenco de uma novela do início ao fim finalmente chegou. Foi em Totalmente Demais (2015), quando interpretou Natasha Oliver.

“Me bateu um medo de não conseguir voltar e ninguém me querer. Primeiro, porque o mercado de trabalho está duro para todo mundo. Segundo, porque hoje em dia todo mundo quer ser famoso. Acho que isso vem de uma carência das pessoas. Isso fez eu me questionar: ‘Será que ainda tenho esse espaço?’ Porque eu gosto muito do que eu faço e seria muito frustrada se não fosse atriz”, disse ao Ego em 20 de outubro de 2015.

Ela voltaria a viver a personagem em uma participação especial em Bom Sucesso (2019, na foto acima), sendo essa novela seu último trabalho na TV até o momento. A atriz continua na ativa, é casada com Celso Colombo Neto e mãe de dois filhos.

Compartilhar.
Avatar photo

Fábio Marckezini é jornalista e apaixonado por televisão desde criança. Mantém o canal Arquivo Marckezini, no YouTube, em prol da preservação da memória do veículo. Escreve para o TV História desde 2017 Leia todos os textos do autor