Irene Ravache (na foto abaixo, com Angela Vieira) é uma atriz acostumada a emocionar o público com suas personagens cheias de curvas dramáticas. Foi assim em sua recente participação na série Sob Pressão (2022), na qual contracenou com Tony Ramos e viveu uma paciente terminal. Sem falar em dona Lola, a matriarca que fazia de tudo pela família em Éramos Seis (1994).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na vida real, Irene também viveu seus dramas. A atriz, assim como dona Lola, esteve ao lado do filho em um período muito difícil de suas vidas. Ela confidenciou que o herdeiro teve um sério problema com drogas e precisou ser internado à força.
Drama familiar
Em 19 de janeiro de 2014, Irene Ravache foi entrevistada por Marília Gabriela no extinto programa Marília Gabriela Entrevista, exibido pelo GNT. Durante a conversa, a atriz deu detalhes sobre o drama que passou ao lado do filho, Hiram, que era viciado em drogas.
“Foi uma cavalgada no inferno. Foi muito difícil. Às vezes as pessoas ainda acham que a pessoa que usa droga é apenas um ‘turista da droga’, que é aquele que, de alguma forma, controla o uso. O que é diferente do viciado, que não faz isso, ele vai para o fundo do poço. Algumas pessoas se viciam e não tem como sair daquilo e as pessoas veem isso como falta de caráter, este é o primeiro a ser atacado”, revelou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
O drama, que aconteceu há cerca de 25 anos, marcou a vida de Irene para sempre.
“O que é horrível é olhar para o seu filho e não reconhecer ele. Tem uma névoa no olho. Hoje meu filho é um viciado em recuperação, que é assim como ele gosta de ser chamado. E outro dia eu olhei para ele e vi o meu filho de novo, foi uma coisa avassaladora”, afirmou.
Internação
Ainda sobre o assunto, Irene Ravache contou que ela e Edison, seu marido, chegaram ao ponto de internar Hiram à força.
“Eu e meu marido, Edison, interferimos várias vezes no vício dele. Desde internar a revelia, que é uma coisa dolorosa internar maior de idade contra a vontade. Por que ele tem direito de não querer ir, mas nós acreditávamos que precisávamos retirá-lo de circulação porque ele oferecia perigo a ele e aos outros. Mas o ato de chamar alguém, de providenciar tudo isso é um terror”, lamentou.
Por fim, a estrela afirmou que, num determinado momento, o próprio Hiram reconheceu que precisava de ajuda e pediu para ser internado. Assim, o tratamento finalmente evoluiu, sempre com o apoio da família.
“O apoio da família é muito importante, tem que estar presente e isso não é passar a mão na cabeça, muito pelo contrário”, explicou.
Artista na família
Reprodução / InstagramIrene Ravache tem dois filhos: Hiram, de 57 anos, fruto de seu primeiro casamento; e Juliano, de 50, cujo pai é Edison Paes de Melo Filho, seu atual marido. Eles vivem juntos desde a década de 1970, mas se casaram oficialmente apenas em 1995, quando Edison preparou uma festa de casamento surpresa para a atriz.
Hiram é pai de Cadu Libonati (foto acima), que também é ator. O jovem estreou na TV em Malhação – Sonhos (2014) e chegou a trabalhar com a avó em duas novelas, Além do Tempo (2015) e Espelho da Vida (2018). Ele também integrou o elenco de Haja Coração (2016) e A Dona do Pedaço (2019).
Já Irene Ravache não faz uma novela inteira desde Espelho da Vida, trama em que deu vida a duas personagens: Margot e Hildegard. No entanto, ela fez uma participação especial na versão da Globo de Éramos Seis (2019), contracenando com Gloria Pires, a dona Lola da vez.