Atriz substituiu colega que morreu antes da estreia de Renascer

Estrela da TV partiu antes de integrar elenco da trama das nove

Whatsapp

Com todo o elenco fechado, Renascer acabou perdendo um grande nome antes mesmo de entrar no ar. A trama, que estava em processo de escalação desde meados do ano passado, ficou sem uma grande atriz que já estava acertada.

Edvana Carvalho e Mell Muzzillo em Renascer
Edvana Carvalho e Mell Muzzillo em Renascer

Apostando em grandes nomes, o remake assinado por Bruno Luperi previa uma atriz de peso também para interpretar Inácia, a antiga funcionária de Cândida (Maria Fernanda Cândido) e que se torna fiel escudeira de José Inocêncio (Humberto Carrão/Marcos Palmeira).

No entanto, uma perda inesperada fez a equipe da novela da Globo mudar os planos e escalar outra atriz para substituir a veterana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atriz morreu antes de entrar em Renascer

Léa Garcia
Léa Garcia

Já dada como certa no remake de Renascer, Léa Garcia seria a responsável por interpretar Inácia. Porém, a atriz de 90 anos morreu em 15 de agosto de 2023, meses antes do início das gravações da novela.

Leia mais

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ela faleceu na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, onde receberia uma homenagem com o troféu Oscarito, uma honraria tradicional que é concedida pelo festival de cinema da cidade desde 1990.

Com uma longa carreira, Léa estreou na televisão em 1952, na extinta TV Tupi. Depois de passar por outras emissoras, entrou na Globo ao participar da novela Assim na Terra Como no Céu, em 1970.

Em seguida, engatou uma sequência de trabalhos em tramas como O Homem Que Deve Morrer (1971), Selva de Pedra (1972), Os Ossos do Barão (1973), Escrava Isaura (1976), Araponga (1990), Anjo Mau (1997) e O Clone (2001), entre várias outras.

Lucélia Santos e Lea Garcia em Escrava Isaura
Lucélia Santos e Lea Garcia em Escrava Isaura (reprodução /Memória Globo)

Durante esse tempo, também esteve em novelas como Dona Beija (1986) e Xica da Silva (1996), na Manchete, além de O Campeão (1996), na Band.

Nos anos 2000, engatou trabalhos na Record em Cidadão Brasileiro (2006), Luz do Sol (2007), A Lei e o Crime (2009) e A História de Ester (2010).

O retorno da atriz à Globo aconteceu em 2010, mas a maioria dos trabalhos eram participações. Os únicos papéis fixos foram nas séries Assédio (2018) e Arcanjo Renegado (2020), ambas do Globoplay.

O último trabalho de Léa Garcia foi a série Independências (2022), na TV Cultura. No ano passado, veio o convite para Renascer, mas não deu tempo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Personagem importante

 

Na trama, Inácia aparece com uma personagem importante, mexendo com o núcleo de José Leôncio. Foi ela quem salvou a vida do forasteiro vivido por Humberto Carrão quando ele chegou todo quebrado à beira da morte na fazenda de Cândida.

Depois de salvar a vida do coronelzinho, a cozinheira da fazenda acompanha toda a trajetória dele, vivendo os momentos de alegria e de tristeza do patrão ao longo de todos os anos. Ela é um pilar da família e ajuda Inocêncio a se livrar dos perigos e das tocaias com suas premonições.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Substituta em Renascer

Edvana Carvalho como Inácia em Renascer
Edvana Carvalho como Inácia em Renascer (divulgação/Globo)

Com a morte de Léa Garcia, a Globo escolheu Edvana Carvalho para substituí-la em Renascer. Ela esteve em algumas novelas na emissora, como Malhação (2014) e Pega Pega (2017).

Em sua carreira artística, a atriz tem filmes como Ó, Paí, Ó (2007), Os Homens São de Marte… E é pra Lá que Eu Vou (2020), além de várias peças de teatro.

Edvana Carvalho será um dos poucos nomes do elenco que continuará na segunda fase de Renascer. Ela interpretará Inácia nas duas fases da história, diferente do que aconteceu na primeira versão, quando a cozinheira foi interpretada por Solange Couto e Chica Xavier.

Whatsapp


Leia também