Atualmente com 41 anos, Cleo (ex-Pires) reavaliou a sua carreira como atriz e chegou a uma importante conclusão. Para ela, que hoje está focada no cinema, seu início na televisão foi altamente sexualizado.

Mariana Ximenes e Cleo Pires em América
Mariana Ximenes e Cleo Pires em América (Divulgação / Globo)

A artista estreou na novela América (2005), novela que está sendo exibida pelo canal Viva desde novembro do ano passado.

Na trama de Gloria Perez, ela interpretou a personagem Lurdinha. Apesar de se sentir orgulhosa pelo trabalho, ela considerou que, por causa da personagem, acabou sendo considerada um símbolo sexual e, desde então, engatou diversos trabalhos no mesmo estilo.

Papel sexy

Em América, Lurdinha era uma jovem naturalmente sexy. Melhor amiga de Raíssa (Mariana Ximenes), ela acaba despertando a paixão do pai dela, Glauco (Edson Celulari), a quem chamava de “tio”.

A personagem a projetou, mas, segundo a filha de Gloria Pires, também a deixou rotulada.

“Embora fosse um papel maravilhoso, ele carregava uma conotação sexual marcante. Não é possível negar que esse papel solidificou a forma como as pessoas passaram a me enxergar”, explicou a artista.

Em um vídeo publicado por Cleo nas redes sociais, ela considerou também que não percebeu a solidificação dessa imagem naquela época, mas sim com o passar dos anos.

“Mas não era só dessa maneira que eu queria ser enxergada e quando percebi o impacto disso na minha imagem e em minha própria percepção, já era tarde demais”, comentou.

Mudança necessária

Para Cleo, ao resolver reposicionar sua carreira e também sua imagem, as produções tiveram dificuldade para absorvê-la em outros trabalhos.

“Notei que, depois dos 35, 37 anos, os diretores e produtores não tinham mais clareza sobre como me encaixar nas produções. Eles não sabiam mais onde me colocar”.

Ela precisou se transformar e cuidar da própria imagem, rejeitando trabalhos que apenas a considerasse pela sua aparência, buscando as próprias oportunidades e mudando aos poucos o modo como era vista.

“Transformei em um objetivo pessoal em produzir conteúdo audiovisual que não apenas abrisse porta para mim, mas também para outras mulheres que são frequentemente deixadas de lado tão cedo na indústria”, disse.

Por onde anda Cléo Pires, a Lurdinha de América?

Voltada para o cinema, Cléo não descarta, entretanto, um retorno às novelas, desde que a oportunidade converse com a sua nova fase.

“Por mais que a gente não esteja com algum em cartaz no momento, nos sets, as produções seguem a todo vapor. Estou 100% focada nessa vertente do cinema junto com a carreira musical”, contou à revista Glamour.

“Não descarto uma possibilidade se o trabalho fizer sentido com o meu momento e o com o que espero para a minha carreira”, revelou.

Compartilhar.
Dyego Terra

Dyego Terra é jornalista e professor de espanhol. É apaixonado por TV desde que se entende por gente e até hoje consome várias horas dos mais variados conteúdos da telinha. Já escreveu para diversos sites especializados em televisão. Desde 2005 acompanha os números de audiência e os analisa. É noveleiro, não perde um drama latino, principalmente mexicano, e está sempre ligado na TV latinoamericana e em suas novidades. Análises e críticas são seus pontos fortes. Leia todos os textos do autor