Helena Ranaldi foi uma das estrelas da novela Coração de Estudante (2002), assinada por Emanuel Jacobina, atualmente em reprise no Canal Viva.

Coração de Estudante - Adriana Esteves, Fábio Assunção e Helena Ranaldi

A atriz, que interpretava Clara Gouveia, sofreu um acidente durante as gravações e teve que se ausentar da produção.

Quadrado amoroso

Coração de Estudante - Fábio Assunção e Helena Ranaldi

A personagem de Ranaldi era advogada e professora, responsável pelo curso de Direito da Universidade Estadual de Nova Aliança. No trabalho, ela conhece o professor Edu (Fábio Assunção), e acaba se apaixonando por ele.

Por conta disso, a docente trata de mostrar ao pretendente Leandro (Marcello Antony) que não há mais chance de relacionamento.

No meio do caminho, contudo, aparece o promotor Pedro Guerra (Bruno Garcia). A paixão avassaladora por Clara faz com que ele tente, a todo custo, conquistar o coração da advogada, então em crise no namoro com o “clorofila boy”, apelido atribuído a Edu.

Um acidente no meio da cena

Coração de Estudante - Helena Ranaldi

Em uma das sequências da novela, Edu e Pedro têm uma discussão acalorada, que acaba em socos e pontapés. Helena Ranaldi estava nessa cena, e acabou se machucando: ela quebrou o nariz.

A atriz foi socorrida e levada para o hospital. Ivo Pitanguy, renomado cirurgião plástico, atendeu Helena e declarou que não seria necessária uma operação. Ranaldi, porém, ficou afastada por 10 dias das gravações.

O acidente ocorreu em 11 de setembro de 2002, quando a trama já estava na reta final. A artista conseguiu ser liberada a tempo de gravar suas últimas cenas. Coração de Estudante terminou em 28 de setembro de 2002.

Condição para voltar às novelas

Helena Ranaldi

Helena Ranaldi esteve presente em vários sucessos da TV, como A História de Ana Raio e Zé Trovão (1990), Despedida de Solteiro (1992), Quatro por Quatro (1994) e Laços de Família (2000), entre outros.

O grande destaque veio após Coração de Estudante, com Mulheres Apaixonadas (2003) – Raquel, a professora de educação física que se apaixona pelo aluno Fred (Pedro Furtado) e que sofre agressões do marido Marcos (Dan Stulbach).

Afastada das novelas desde 2014, quando deu vida a Verônica de Em Família, ela declarou que só voltaria para a telinha se ganhasse um papel interessante.

“Voltaria à televisão só por um bom personagem, mas não existe um papel específico que gostaria de fazer na TV. Quando falo de bom personagem, falo de um personagem que tenha conflito, que seja atuante dentro da trama e que desperte interesse do público e principalmente o meu interesse”, afirmou em entrevista ao jornal O Globo, em 2021.

Os últimos trabalhos de Helena na telinha foram participações nas séries As Canalhas (2015), do GNT, e Carcereiros (2019), na Globo.

Compartilhar.
Avatar photo

Fábio Marckezini é jornalista e apaixonado por televisão desde criança. Mantém o canal Arquivo Marckezini, no YouTube, em prol da preservação da memória do veículo. Escreve para o TV História desde 2017 Leia todos os textos do autor