Atriz que foi musa da Globo nos anos 80 pediu abrigo no Retiro dos Artistas
15/01/2024 às 10h25
Maria Lúcia Dahl foi considerada uma das musas da televisão brasileira dos anos 1970 e 1980. A atriz participou de inúmeras novelas da Globo e sempre chamou a atenção do público em razão de seu porte elegante e seu talento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De família rica, a estrela estudou nos melhores colégios e usufruía de uma ótima condição financeira. Porém, sua vida mudou completamente e, em seus últimos anos, foi viver no Retiro dos Artistas.
Trajetória
Irmão da figurinista Marília Carneiro, responsável por alguns dos figurinos mais festejados das novelas da Globo, Maria Lúcia Dahl era neta de Gastão Penalva, dono do famoso remédio Rhum Creosotado, que foi criado por seu bisavô Ernesto de Souza.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A estrela estudou nos melhores colégios do Rio de Janeiro e, numa viagem à Europa, conheceu seu primeiro marido, o cineasta Gustavo Dahl. Ao retornar ao Brasil, iniciou uma bem-sucedida carreira na televisão, participando de novelas como O Espigão (1974), Gabriela (1975), Espelho Mágico (1977), Dancin’ Days (1978) e tantas outras.
Maria Lúcia também foi casada com Marcos Medeiros, com quem teve sua única filha, a atriz Joana Medeiros. Recentemente, Joana foi vista na reprise de Mulheres Apaixonadas (2003), na Globo, vivendo Eleonora, mãe de Fred (Pedro Furtado).
LEIA TAMBÉM:
● Após lutar contra câncer, ex-apresentadora do Jornal da Manchete morre aos 65 anos
● Artista de Toma Lá, Dá Cá se recusou a tratar câncer: “Estado terminal”
● Após ser resgatado pela Praça, humorista perdeu luta contra a Aids
[anuncio_2]
Mudança de vida
Depois de inúmeras participações em novelas nos anos 1970 e 1980, a presença de Maria Lúcia Dahl na TV diminuiu na década de 1990 e 2000. Ainda assim, ela apareceu em produções como O Fantasma da Ópera (1991) e Salsa e Merengue (1996).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 2006, ela integrou o time de autores da novela Cristal, do SBT. Suas últimas participações como atriz na telinha foram em Cobras & Lagartos (2006) e Aquele Beijo (2011), na Globo.
A vida de Maria Lúcia Dahl mudou completamente depois da morte de seus pais. A fortuna de sua família, herdada por ela e sua irmã, foi depositada em confiança e a empresa acabou falindo.
Foi morar no Retiro dos Artistas
Em seus últimos anos, Maria Lúcia Dahl levou uma vida reclusa. A atriz foi morar no Retiro dos Artistas, instituição que acolhe idosos do segmento que passam por dificuldades financeiras e emocionais.
A musa faleceu em 16 de junho de 2022, aos 80 anos. Ela sofria de complicações nos rins, além de lutar contra o Mal de Alzheimer.