Recentemente, o público acompanhou a polêmica envolvendo a atriz Elizabeth Savala, que negou ter recebido qualquer convite para participar de Terra e Paixão, ao contrário do que foi divulgado no programa de Sônia Abrão. Tradicional parceira de Walcyr Carrasco, autor da recente novela das nove da Globo, a estrela realmente não esteve nessa trama, mas brilhou em diversas produções da emissora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Numa delas, apesar do sucesso, Savala teve alguns aborrecimentos. Foi o caso de Quatro por Quatro (1994), cujo texto ágil e envolvente de Carlos Lombardi, sobre um pacto de vingança firmado por quatro mulheres contra os homens que as fizeram sofrer, arrebatou o público e impulsionou a carreira de muitos nomes do elenco.
Entretanto, apesar do saldo positivo, nem todos saíram felizes com o resultado. A atriz detonou sua personagem, a dona de casa Auxiliadora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Descontente
Betty Lago e Elizabeth Savala em Quatro por Quatro (Divulgação / Globo)A veterana, que estava afastada dos folhetins desde Hipertensão (1986), tendo feito apenas as minisséries Meu Marido e Sex Appeal entre 1991 e 1993, foi escalada para Quatro por Quatro após a saída de Eliane Giardini da produção.
Na trama, a batalhadora Auxiliadora, após lutar para que o marido Alcebíades (Tato Gabus) ascendesse socialmente, acabava expulsa de casa e dos negócios. Alce a trocava por Elisa (Lisandra Souto), uma mulher interesseira e bem mais nova do que Auxi.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Apesar das muitas possibilidades oferecidas pela personagem, Savala saiu de cena insatisfeita.
“Me deram um papel que não existiu. A sinopse dizia que Auxiliadora era uma mulher em plena atividade, mas foi um nada”, disparou a atriz em entrevista à revista Contigo!.
Decisão
Elizabeth Savala como Auxiliadora em Quatro por Quatro (Divulgação / Globo)Elizabeth Savala chegou a declarar, na época, que não pretendia mais trabalhar com Carlos Lombardi.
“Ele só dá papéis bons para os jovens”, afirmou. “Tive o privilégio de fazer TV quando dava 90 pontos de audiência. Sempre tive assédio, desde quando fiz Malvina em Gabriela”, completou.
Estrelas de Quatro por Quatro
De fato, os grandes destaques de Quatro por Quatro ficaram com duas atrizes em ascensão: Betty Lago e Letícia Spiller. Betty, que vinha das minisséries Anos Rebeldes (1992) e Sex Appeal, se destacou como a dondoca Abigail.
Ela foi agraciada com o Troféu Imprensa de revelação do ano de 1994. Além disso, a trama das sete marcou o início da vitoriosa parceria com Lombardi. A atriz faleceu em 2015, tempos depois de sua última novela, Pecado Mortal (2013), assinada pelo autor.
Ex-paquita do Xou da Xuxa (1986), Letícia surpreendeu público e crítica como Babalu e a explosiva relação da manicure com Raí (Marcello Novaes).
Letícia conquistou o papel aos “45 do segundo tempo”. Ela estava escalada para Eduarda, uma jovem médica, quando Adriana Esteves, primeiro nome ventilado para Babalu, declinou do convite para Quatro por Quatro. Luana Piovani ficou com Eduarda.
Caminhos opostos
Elizabeth Savala prometeu e cumpriu! Ela e Carlos Lombardi (foto acima) não trabalharam mais juntos.
Nos anos 2000, a atriz passou a ser presença constante em tramas de Walcyr Carrasco, sempre em papéis de destaque. Os dois estiveram juntos em A Padroeira (2001), Chocolate com Pimenta (2003), Alma Gêmea (2005), Sete Pecados (2007), Caras e Bocas (2009), Morde & Assopra (2011), Amor à Vida (2013) e Eta Mundo Bom (2016).
Recentemente, Savala e a Globo encerraram o contrato fixo, após quatro décadas de parceria. Lombardi também está no mercado, após a passagem pela Record.