Em maio do ano passado, Mônica Martelli deixou o elenco de Travessia, atual novela das nove da Globo. Ela já havia saído do programa Saia Justa, do GNT, em março de 2021, para se dedicar à carreira de atriz e acabou declinando o convite de Gloria Perez e Mauro Mendonça. Alessandra Negrini (na foto abaixo, junto com Vanessa Giácomo) ficou em seu lugar.

Travessia - Alessandra Negrini e Vanessa Giácomo
Paulo Belote / Globo

De acordo com a colunista Patrícia Kogut, a atriz alegou que não conseguiria conciliar as gravações da novela com a nova turnê da sua peça, Minha Vida em Marte, que reestreou esse ano após a pausa causada pela pandemia. Mônica precisaria viajar para Portugal para gravar as primeiras cenas da história, já que era esse o seu núcleo.

Assim como ela, Alexandre Borges, que seria seu par romântico, também não pôde seguir no elenco da trama pelo mesmo motivo. Na época em que a novela ainda estava em produção, ele também estava com um espetáculo em cartaz em São Paulo e não poderia conciliar os dois projetos.

Mônica Martelli seria Guida, a irmã de Leonor (Vanessa Giácomo), papel esse que foi prontamente substituído por Alessandra Negrini. Já Alexandre Borges daria vida à Moretti, que acabou ficando com Rodrigo Lombardi.

Peça adiada por problema de saúde

Os planos de Mônica Martelli acabaram adiados. Em junho, quando a atriz estava em turnê com a sua famosa peça, acabou sendo diagnosticada com gastroenterite e foi hospitalizada em 19 de julho, na Santa Casa de Misericórdia, em Porto Alegre (RS).

A informação foi divulgada por meio de sua assessoria no Instagram.

“Informamos que a atriz Mônica Martelli segue internada na Santa Casa de Misericórdia, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, desde o último domingo, 19, com quadro de gastroenterite aguda. A atriz está em recuperação e aguarda alta para poder voltar para sua casa, em São Paulo”, dizia o comunicado.

Em sua rede social, a atriz também fez questão de tranquilizar os seus fãs sobre o seu estado de saúde.

“Sempre prezei pelo respeito e cuidado com o público. O teatro, para mim, é um lugar sagrado, de devoção e alegria. Estar aqui falando sobre isso pra vocês dói em mim, mas é importante”, disse em post no seu Instagram.

“No último domingo eu passei mal, fui ao hospital e sigo internada até agora. Fui diagnosticada com uma gastroenterite aguda e algumas decisões precisaram ser tomadas em relação à agenda de “Minha Vida Em Marte”. Desde já agradeço o carinho e compreensão de todos”, completou ela.

Substituição por outra atriz sumida

Travessia - Alessandra Negrini e Guilherme Cabral
Divulgação / Globo

Mônica Martelli possui poucas novelas em seu currículo, como Por Amor (1997), onde fazia a Paula, que era a secretária da empresa da família Barros Mota. Ela também esteve presente em O Clone (2001), Pé na Jaca (2005), Beleza Pura (2008) e em Ti Ti Ti (2010), quando ganhou um papel fixo e de destaque como a Dorinha Bacelar, que era uma ex-modelo e preparadora de new faces. Desde então, se dedicava a outros trabalhos no GNT, no cinema e no teatro.

Prontamente, foi substituída por Alessandra Negrini, que estava longe das novelas desde Orgulho e Paixão (2018) e distante do horário nobre há 15 anos, desde que deu vida às gêmeas Paula e Taís em Paraíso Tropical (2007).

A atriz, por sua vez, vem brilhando em Travessia e é constantemente ovacionada pelo público, que passou a notar mais a atriz depois do seu último trabalho como Inês, ou melhor, como a Cuca na série Cidade Invisível (2021).

Compartilhar.