Uma das atrizes mais requisitadas da televisão no passado, Ana Paula Arósio havia sido escalada para viver a protagonista da novela Insensato Coração. Porém, quando já estava em Florianópolis para iniciar as gravações, Ana desistiu de participar da produção.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No folhetim escrito por Gilberto Braga e Ricardo Linhares, exibido em 2011 pela Globo, a atriz daria vida a personagem Marina.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As cenas iniciais da trama seriam gravadas em Florianópolis e a desistência da atriz causou um grande transtorno na equipe de produção. O diretor geral, Dennis Carvalho, precisou alterar todo o roteiro de gravações na capital catarinense e antecipar as cenas em que a Marina não aparecia.
Por faltar às gravações, a Globo decidiu, em caráter emergencial, afastar a atriz do papel principal da obra e convocou Paolla Oliveira para assumir o seu lugar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Insatisfação
Ana Paula Arósio, por meio de sua assessoria, alegou que sua decisão de sair da novela foi “uma resolução pessoal e particular”.
Contudo, essa justificativa não batia com a alegação de indisciplina comunicada pela Globo. De acordo com matéria publicada na revista IstoÉ Gente, de 25 de outubro de 2010, a desistência estaria ligada a um desentendimento por causa da caracterização de Ana Paula, que havia deixado os cabelos curtos por conta do papel ou de uma possível gravidez.
A artista chegou a comentar sobre esse assunto durante o lançamento do filme Como Esquecer, ocorrido em 7 de outubro daquele ano.
“Queremos ter filhos, sim, e logo! Mas precisamos agendar ainda”, disse ela.
Na época, Ana havia acabado de se casar numa cerimônia secreta com o arquiteto Henrique Pinheiro e, por conta da personagem, teria que esperar até o final da novela para poder engravidar.
De acordo com uma fonte próxima da produção da novela, a atriz, que há um ano estava reservada pela emissora para viver a personagem, hospedou-se no Majestic Palace Hotel na noite do dia 12 de outubro. No dia seguinte, arrumou suas coisas e foi embora sem dar nenhuma explicação.
“Ela leu o roteiro e foi embora sem falar com ninguém. Mandou avisar que não havia gostado da personagem”, afirmou a fonte em depoimento à IstoÉ Gente em 1º de novembro de 2010.
Já um membro do elenco que não foi identificado disse que “ninguém entendeu nada”.
Decepção
Gilberto Braga (foto acima), que dividiu a autoria de Insensato Coração com Ricardo Linhares, não escondeu sua mágoa com a atitude da atriz.
“Esse é um assunto que não me agrada. Ela foi antiprofissional. O que posso dizer é que estou muito feliz com a escalação da Paola”, disse o novelista à IstoÉ.
Já Linhares, mostrou-se surpreso com a postura de Ana Paula Arósio.
“Estou triste e espantado, queria muito trabalhar com ela”, afirmou.
“Ela estava animadíssima, super empolgada com a personagem. Estivemos juntos há três semanas, para a leitura do texto. Ela não avisou ninguém que iria faltar. No fim quem toma as decisões é o Dennis (Carvalho), o diretor, com o nosso apoio, claro”, completou Ricardo.
Além de Arósio, Fábio Assunção, que estava escalado para viver o vilão Léo, precisou ser substituído por Gabriel Braga Nunes.
Assunção se encontrava em recuperação por dependência química e acabou faltando em dois dias de gravação. Após uma reunião de emergência realizada pela direção da emissora, o ator foi desligado da novela.
Retorno
Após esse episódio, Ana Paula Arósio, a eterna musa de Hilda Furacão (foto acima), não aceitou mais nenhum convite para voltar a atuar na televisão. Nesse período, ela chegou estrelar três longas para o cinema.
A atriz, que desde 2015 mora na zona rural Swindon, na Inglaterra, junto com o marido, estrelou o comercial do Banco Santander em 2020, depois de dez anos de afastamento da TV.