Atriz que sumiu da TV foi demitida pela Globo no meio de um capítulo de novela - TV História

Atriz que sumiu da TV foi demitida pela Globo no meio de um capítulo de novela

Whatsapp

Após passar alguns percalços com Rainha da Sucata, que começou mal, se recuperou e terminou como grande sucesso, a Globo convocou o experiente Cassiano Gabus Mendes para escrever um autêntico dramalhão para a faixa das oito. Assim nascia Meu Bem, Meu Mal, exibida entre 29 de outubro de 1990 e 18 de maio de 1991.

A trama ficou marcada como sendo a última de Ísis de Oliveira na Globo. A atriz, que fez sucesso em outras produções da casa, como Roque Santeiro e O Outro, acabou deixando a novela pela metade, após 68 capítulos, ao ser demitida pela emissora de forma inusitada.

Na trama, Ísis vivia Mimi Toledo. Cliente de Berenice (Nívea Maria), resolve ajudar a manicure na vingança contra Isadora (Sílvia Pfeifer) por também ter mágoas do passado. A personagem dava aulas de etiqueta e boas maneiras para o pobretão Doca (Cássio Gabus Mendes), preparando-o para investir em Vitória (Lisandra Souto) como se fosse um milionário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Oficialmente, a Globo demitiu Ísis por ter faltado às gravações de fim de ano, em dezembro de 1990. Para viver Mimi, inclusive, Ísis deixou um papel em Lua Cheia de Amor.

Ao jornal O Dia de 27 de janeiro de 1991, a atriz disse que estranhou a decisão e não recebeu nenhuma explicação oficial da Globo. Também classificou o fato como um “ato autoritário e radical” do diretor Paulo Ubiratan (foto abaixo).

“Ela recorda que tudo ia bem até que, faltando 15 dias para o Natal, ela pediu autorização a Ubiratan para passar as festas de fim de ano em Lisboa. Ele a mandou falar com Maria Alice, produtora da novela, que faz o roteiro de gravação dos atores e Ísis viajou com o compromisso de telefonar dia 26 de dezembro. Neste dia, ela lembra que ouviu a seguinte frase da produtora: “Bonitinha, você não está roteirizada. Está tudo organizado. Você tem gravação a partir do dia 2 de janeiro”. Ísis voltou ao Brasil no dia 30, e no dia 2 de janeiro, compareceu ao estúdio para gravar. Mas notou “um clima” diferente. Reinaldo Boury, diretor da novela, nada lhe adiantou. Assim, tentou falar novamente com Paulo Ubiratan para esclarecer a história que já estava sendo explorada pelos jornais. E recebeu um recado do produtor substituto que o diretor “não queria falar com a moça”, evitando dizer o nome da atriz”, explicou a matéria.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Saída prejudicou andamento da novela

A mídia destacou, na época, que Ísis foi a primeira atriz da Globo a ser demitida no meio de um capítulo, exibido em 19 de fevereiro de 1991, através de indiretas colocadas no texto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Dona Mimi não existe mais”, disse Sérgio Viotti, na pele de Toledo, marido de Mimi. “Ela foi demitida”, acrescentou. “Nunca tinha ouvido falar em uma esposa demitida”, retrucou Doca. “Digamos que foi demitida por excesso de faltas ao trabalho”, completou Toledo.

No entanto, a saída da personagem acabou prejudicando o andamento da novela. “Sem Mimi Toledo à frente de seu plano de vingança, a trama central desandou. Mimi deixou a vingança nas mãos de Berenice e Toledo, tipos bonzinhos demais, forçados a levarem adiante um plano cruel contra Vitória para atingir a mãe dela, Isadora. Uma total incoerência com relação ao perfil dos personagens. O próprio Doca/Eduardo, que usou a moça, era, no fundo, gente boa. Quer dizer, gente boa ou não de acordo com a necessidade do roteiro”, explicou nosso colunista Nilson Xavier em seu site Teledramaturgia.

Além de Ísis, a irmã dela, Luma de Oliveira, também acabou deixando Meu Bem, Meu Mal na metade. Sua personagem, a garota de programa Ana Maria, acabou sendo assassinada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Recentemente, Luma disse que pediu para deixar a trama após descobrir que estava grávida de seu então marido, Eike Batista.

Hoje com 70 anos, Ísis ainda fez novelas na Manchete e na Band, mas deixou a televisão. Atualmente, ela faz locuções publicitárias, vídeos institucionais, livros em áudio e mantém um ativo perfil no Instagram, onde interage com os fãs.



Leia também