Considerada uma das maiores vilãs da teledramaturgia brasileira, a Nazaré (Renata Sorrah), de Senhora do Destino (2004), sobrevive até hoje, seja pela reprise da trama no Canal Viva, seja pelos “memes” que seguem divertindo os espectadores na internet.

Vai na Fé - Renata Sorrah
Reprodução / Globo

Criador da megera, Aguinaldo Silva já demonstrou, várias vezes, a vontade de trazer a vilã de volta em outros trabalhos. Mas, ao que tudo indica, o novelista parece ter desistido de vez da ideia. Motivo: um pedido da própria Renata Sorrah, hoje no ar em Vai na Fé.

[anuncio_1]

Inspiração em Nazaré

Senhora do Destino - Carolina Dieckmann, Renata Sorrah e Susana Vieira
João Miguel Júnior / Globo

O fato de Nazaré ter virado uma “vilã cult” fez com que Aguinaldo Silva passasse a ser assombrado pela personagem. Tanto que ele desandou a reverenciá-la sempre que possível em suas novelas posteriores.

Em Fina Estampa (2011), por exemplo, a vilã Tereza Cristina (Christiane Torloni) agia de modo semelhante à rival de Maria do Carmo (Susana Vieira) e deixava a inspiração bem clara ao público. Tanto que ela repetia “obrigada, Nazaré Tedesco!” cada vez que empurrava um inimigo escada abaixo.

Já em Império (2014), Cora (Drica Moraes) não chegava a invocar Nazaré, mas lembrava a personagem de Renata Sorrah em diversas situações. A beata, inclusive, também gostava de eliminar desafetos empurrando-os da escada.

Volta, Nazaré!

Conversa com Bial - Aguinaldo Silva
Reprodução / Globo

Sem conseguir repetir o “fenômeno Nazaré” nos folhetins que vieram depois, Aguinaldo cogitou trazer a personagem de volta em O Sétimo Guardião (2018). Na época, ele confirmou o retorno da vilã e até se desculpou com Renata por não tê-la consultado antes.

“Desculpa, Renata Sorrah, se não falei contigo a respeito antes que a notícia explodisse, afinal, sem você não existe Nazaré nenhuma… Porém, agora que foi descoberto o meu segredo de Polichinelo bêbedo, confirmo com todas as letras em inglês, para ficar mais enfático: yes, she will be back [ela vai voltar] – vai voltar a única vilã de novela que virou personagem da internet no mundo inteiro!”, declarou o autor, em dezembro de 2016.

“Mas, nem que eu tenha que empurrar da escada uma boa meia dúzia de pessoas, continuará em segredo o modo como ela volta. E, quando ela reaparecer, restará até o final da novela a pergunta: será ela mesma? E só Valentina Marsalla, a personagem de Lília Cabral, que a faz retornar à vida, saberá a resposta”, cravou.

Nazaré trans

Senhora do Destino - Renata Sorrah
Reprodução / Globo

Enquanto O Sétimo Guardião não entrava em produção, Aguinaldo Silva foi dando pistas de como seria este retorno de Nazaré na nova novela. O autor chegou a afirmar que a personagem voltaria como uma transexual, sem deixar claro como isso aconteceria.

Porém, Renata Sorrah não se mostrou disposta a reencarnar a vilã, fazendo com que o autor mudasse de ideia. Ele, então, criou a personagem Marcos Paulo, uma mulher trans que não queria adotar um nome feminino. A ideia do autor era que Renata a interpretasse, mas a direção da Globo vetou o nome da atriz e escalou uma artista trans para vivê-la, Nany People.

Mesmo assim, Aguinaldo não desistiu de trazer Nazaré de volta. Em maio de 2022, numa entrevista ao programa Casa Szafir, apresentado por Luciano Szafir e exibido na afiliada do SBT em Campinas (SP), o autor afirmou que preparava uma série sobre a personagem.

A nova atração, que se chamaria A Menina Má, se basearia na infância de Nazaré. No entanto, o autor não tem mais contrato com a Globo e não informou em qual canal ou plataforma emplacaria o novo projeto.

Desistência

Vai na Fé - José Loreto e Renata Sorrah
Divulgação / Globo

Ao que parece, Aguinaldo Silva finalmente decidiu “desapegar” da ideia de trazer Nazaré de volta. Ele escreveu sobre isso em seu Twitter, recentemente.

“Comentário de Renata Sorrah quando soube que eu pretendia trazer Nazaré Tedesco de volta numa série: ‘ih, Aguinaldo, não mexe com quem tá quieto!’. Eu pensei, pensei e achei melhor seguir o seu conselho”, postou, em 12 de abril de 2023.

Ou seja, A Menina Má não deve mais acontecer. E Nazaré deve continuar descansando nas águas da cachoeira de Paulo Afonso, onde se jogou no último capítulo de Senhora do Destino… Renata, por sua vez, brilha em Vai na Fé.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor