De volta às telas na reprise de Mulheres de Areia, onde viveu a personagem Manuela, a atriz Eloísa Mafalda (1924-2018) colecionou uma série de trabalhos na Globo, mais de 40 para ser mais preciso, entre séries e novelas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 1997, ano em que atuou em Por Amor, a veterana foi vítima de um grave acidente de trânsito quando viajava de ônibus por ter medo de avião.
No dia 7 de outubro daquele ano, um caminhão causou um acidente ao atingir uma passarela em Guarulhos, na Grande São Paulo. Sete pessoas morreram e mais de 20 ficaram feridas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acidente com Eloísa Mafalda
O caminhão que transportava areia teve a sua caçamba levantada a cerca de 400m do local do acidente. Ao se chocar com a passarela, a estrutura desabou e atingiu dois veículos: uma Kombi de lotação e um ônibus.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Era no ônibus leito da aviação Itapemirim que estava a atriz global, que viajava para Jundiaí (SP) para visitar o irmão, que tinha sofrido um acidente.
Segundo Eloísa contou à Folha de S. Paulo na época, ela presenciou todo o incidente, pois estava acordada na hora da tragédia. De acordo com o seu relato, a atriz percebeu que o veículo freou bruscamente, bateu e, em seguida, perdeu o controle até tombar.
Em meio aos feridos, Eloísa Mafalda fraturou duas costelas e teve que voltar para o Rio de Janeiro de avião, sendo internada na Clínica São Vicente, na Gávea, para observação.
“Nasci de novo”
O motorista Evandrezegilo Galdino Teixeira fugiu, alegando ter tido medo de ser linchado. Ele também afirmou que não acionou à caçamba e não viu que ela estava levantada. Conforme divulgou a Folha, ele dirigia caminhão há 11 anos e há quatro transportava areia.
O delegado Antônio Martins, que ficou à frente do caso, resolveu indiciá-lo por homicídio culposo (não-intencional) e lesões corporais culposas antes mesmo que o resultado da perícia saísse.
“Não dá para acreditar que alguém possa dirigir um caminhão desse tipo e não perceber que a caçamba está levantada”, disse.
Em entrevista à Folha no dia 15 de outubro de 1997, Eloísa Mafalda agradeceu o desempenho do motorista do ônibus. Segundo a artista, se não fosse a perícia e destreza do condutor, tombando o ônibus de propósito para evitar uma colisão frontal, o acidente seria muito pior.
“Nasci de novo”, disse a atriz na época.
Carreira de Heloisa Mafalda
Na trama de 1993, atualmente reapresentada nas tardes globais, Mafalda viveu Manuela, dona de uma barraca de comida em Pontal D’Areia.
Durante o final da década de 90, a veterana foi diagnosticada com Alzheimer e foi se afastando da televisão, a ponto de muitos pensarem que ela havia falecido.
Reclusa em sua casa em Petrópolis (RJ), a atriz apareceu pela última vez em 2012, em uma homenagem no Vídeo Show relembrando seus maiores personagens.
Entre eles, está a Dona Nenê da primeira versão de A Grande Família (1972). Eloísa Mafalda também esteve em Paraíso (1982), Roque Santeiro (1985), Pedra Sobre Pedra (1992), Por Amor (1997) e O Beijo do Vampiro (2002), sua última atuação na televisão.
A atriz faleceu aos 93 anos, em 16 de maio de 2018, em decorrência de uma falência múltipla dos órgãos. Além da enfermidade que provoca perda de memória, ela possuía problemas respiratórios.