No ar como a misteriosa Margot em Chocolate com Pimenta (2003), em exibição na Edição Especial nas tardes da Globo, a atriz Rosamaria Murtinho é uma pioneira da TV brasileira e já atuou em inúmeras produções.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com uma longa carreira no teatro, cinema e TV, é natural que ela tenha feito amizades e inimizades na coxia. Há alguns anos, numa entrevista, a atriz surpreendeu ao demonstrar desafeto pela também veterana Stella Freitas.
Desmentindo boatos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A curiosa declaração de Rosamaria Murtinho aconteceu em 27 de agosto de 1995, ao jornal O Globo. Numa matéria sobre artistas que tinham suas rusgas nos bastidores do showbiz, a atriz foi perguntada sobre um suposto desentendimento com Aracy Balabanian (na foto acima, com Cecil Thiré), com quem contracenava em A Próxima Vítima.
De acordo com o jornal, havia um comentário dando conta que as atrizes não se falavam havia 20 anos. Mas Rosamaria tratou de desmentir qualquer desavença. Ela afirmou que, se teve problemas com Aracy no passado, já nem se lembrava mais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Na época, Rosamaria Murtinho foi escalada às pressas para viver Romana na novela de Silvio de Abreu. A personagem foi inicialmente oferecida à Fernanda Montenegro, que não pôde assumi-la. Com isso, Rosamaria precisou dividir a cena com Aracy, que vivia Filomena, irmã de Romana.
Desafeto assumido
Após Rosamaria desmentir qualquer desentendimento com Aracy, a reportagem questionou se a estrela chegou a ter algum entrevero com uma pessoa famosa. Sorrindo, ela respondeu:
“O trabalho no teatro tem que ser prazeroso. Por isso, não subo mais no mesmo palco que Stella Freitas (foto acima)”, afirmou.
Stella, procurada pelo jornal, estranhou a declaração de Rosamaria.
“É estranho. Eu a vi armar muita confusão, mas nenhuma comigo”, rebateu.
Compasso de espera
Afastada da telinha desde A Dona do Pedaço (2019), trama na qual viveu a professora Linda, Rosamaria Murtinho tem contrato vitalício com a Globo, assim como seu marido, o ator Mauro Mendonça (na foto acima com a esposa). Aos 90 anos, ela aguarda um convite para voltar ao ar.
“É difícil escalarem gente mais velha. Primeiro, precisa o autor escrever, depois tem que ter um diretor que escale. Eu estou aguardando escalação. O Mauro também. Estamos velhos, mas não impossibilitados. A gente faz ginástica, essas coisas todas que velho faz. Estou querendo trabalhar, mas tenho que respeitar a emissora”, disse a atriz ao jornal O Globo, no início do mês.