De volta à Globo após 14 anos para viver a vilã Regina em Cara e Coragem, Mel Lisboa ascendeu de forma meteórica, após protagonizar a minissérie Presença de Anita (2001). No entanto, ela sofreu alguns percalços ao longo da carreira, incluindo um “bolo” que levou do SBT.

Durante a parceria entre a emissora de Silvio Santos e a Televisa para a adaptação de textos mexicanos, o departamento de teledramaturgia enfrentou breves interrupções.

A mais comentada delas, sem dúvida, se deu entre o último capítulo de Canavial de Paixões, em março de 2004, e o primeiro de Seus Olhos, em maio do mesmo ano.

Planos

Para substituir ‘Canavial’, o SBT planejava um remake de Os Ricos Também Choram (1979), uma das mais bem-sucedidas novelas da Televisa; a primeira apresentada pelo canal de Silvio Santos, em 1982. Mas a gigante mexicana enfrentava problemas com relação aos direitos autorais da obra – que acabou reeditada por aqui no ano seguinte, numa adaptação bem distante do original, marcada pelo insucesso (foto acima).

Definiu-se então a adaptação de La Otra, história original de Liliana Abud, êxito do tradicional horário das 20h da Televisa em 2002. Desde o início da pré-produção, contudo, já se falava na insatisfação de Silvio Santos com o acordo, já renegociado no ano anterior, para cessão de textos, adquiridos em dólar (um complicador em tempos de alta da moeda). O texto, contudo, já estava todo traduzido por Henrique Zambelli.

Para as protagonistas, as sósias Carolina e Clarice, a emissora contratou Mel Lisboa, que havia feito Desejos de Mulher (2002) e, desde então, estava na geladeira da Globo.

Negociações

Presença de Anita

Na trama, Carolina mantém um romance com o médico Álvaro; não avançam, porém, para o casamento, em razão das interferências da mãe dela, Bernarda. Eis que ele, ludibriado pela futura sogra, passa a crer que a amada está morta. Após uma passagem de tempo, o rapaz se depara com Clarice. Impressionado com a semelhança física, Álvaro se deixa envolver pela jovem, filha de um alcoólatra e de caráter oposto ao de Carolina.

O SBT chegou a negociar com Cláudio Heinrich para Álvaro; o ator, no entanto, preferiu renovar com a Globo e se manter à frente do Globo Ecologia. Para Bernarda, a atriz Françoise Forton, com passagens recentes por O Clone (2001) e Kubanacan (2003).

Fizeram teste para a produção as atrizes Bruna di Túlio, Cláudia Liz, Fernanda Nobre (recém-saída de Malhação), Gabriela Alves e Karine Carvalho; os atores Carlos Machado, Celso Bernini e Rodrigo Phavanello; a ex-Chiquititas Aretha Oliveira; os ex-Casa dos Artistas 2 Ellen Rocche e Ricardo Macchi (então namorados); o ex-BBB2 Fernando Fernandes; a ex-apresentadora do TV Fama Janaína Barbosa; e a cantora Patrícia Coelho – que, dois anos antes, recusou Zulema, a antagonista de Marisol.

Cancelamento

Como Uma Onda

Silvio Santos, contudo, determinou a suspensão da trama. Os gastos pareciam exacerbados demais para uma emissora em contenção de despesas – inclui-se na planilha de custos a confecção de um orquidário em uma fazenda.

A decisão surpreendeu toda a equipe; Mel Lisboa, por exemplo, não reformulou o contrato e deixou o SBT semanas depois, para se integrar ao time de Como Uma Onda (foto acima), folhetim global das 18h.

“Fui contratada para fazer ‘A Outra’. Se não rolou, era porque não tinha que ser. Para fazer outra novela, vamos ter que conversar e entrar num novo acordo”, declarou a atriz ao jornal O Globo.

Optou-se então pela exibição da versão mexicana, dublada. A Record celebrou: a emissora, prestes a estrear Metamorphoses, coprodução com a Casablanca, acreditava ser mais fácil competir com uma concorrente importada do que com uma “brazuca”. Não deu.

Em dois meses, o SBT estreou Seus Olhos – “mais barata” – dividindo horário com A Outra, no ar até agosto daquele ano. Metamorphoses? Fiascou.

Compartilhar.
Avatar photo

Apaixonado por novelas desde que Ruth (Gloria Pires) assumiu o lugar de Raquel (também Gloria) na segunda versão de Mulheres de Areia. E escrevendo sobre desde quando Thales (Armando Babaioff) assumiu o amor por Julinho (André Arteche) no remake de Tititi. Passei pelo blog Agora é Que São Eles, pelo site do Canal VIVA e pelo portal RD1. Agora, volto a colaborar com o TV História.