Conhecida pela sua eterna Marcelina na trilogia de Minha Mãe é Uma Peça, Mariana Xavier declarou que não quer mais interpretar personagens em que o seu peso seja o principal ponto de destaque.

A declaração foi feita recentemente, enquanto ela gravava o filme Doce Família. No longa, ela interpreta a protagonista Tamara, que enfrenta dietas para emagrecer e se casar logo em seguida, após a reprovação da família.

“Vou seguir abordando pressão estética e gordofobia através das minhas personagens e até do compartilhamento das minhas vivências pessoais porque é um assunto relevante e que faz muita gente sofrer. Eu sinto que faz parte do meu papel social ampliar o debate sobre essas questões. Eu só não quero ficar restrita a elas. Eu tenho conteúdo para muito além do assunto corpo”, disse em entrevista ao site Notícias da TV.

Incômodo

Embora o filme seja uma virada em sua carreira, já que Mariana interpreta a sua primeira protagonista nas telonas, é mais um trabalho em que seu corpo é a principal pauta. Isso não anula o incômodo da atriz, que vem defendendo essa ideia já há algum tempo.

“A gente está evoluindo para ir além desses papéis. Hoje, graças a muito trabalho dentro e fora de cena, já faço publicidade para produtos fora do nicho ‘plus size’, consigo ser vista como uma mulher, uma atriz, sabe? Gorda é só uma das minhas características. É uma palavra que me descreve, mas não me define”, afirmou.

“Quando você tem um corpo fora do padrão, no meu caso, um corpo gordo, quase sempre as personagens estão de alguma forma vinculadas a essa questão. Tenho conseguido, de britadeira, abrir espaços fora também desse nicho”, finaliza a atriz.

Carreira de atriz

Mariana Xavier tem um bom currículo no teatro, onde começou ainda criança. Na TV, apareceu pela primeira vez como figurante na novela Top Model (1989). Ela também esteve em novelas como Duas Caras (2007), Além do Horizonte (2013), I Love Paraisópolis (2015) e A Força do Querer (2017), onde viveu a secretária Biga.

A atriz também esteve em outras atrações na emissora carioca. Ela já foi repórter do Vídeo Show, em 2014, e participou da Dança dos Famosos, ainda no Domingão do Faustão, em 2017.

Mas foi no cinema que a atriz se destacou ao interpretar Marcelina, a filha de Dona Hermínia (Paulo Gustavo) nos três filmes de Minha Mãe é Uma Peça. Recentemente, ela esteve em Medida Provisória, longa-me dirigido por Lázaro Ramos.

Compartilhar.