Maria Eduarda Machado foi protagonista da temporada 2007 de Malhação. Logo depois, ela sumiu da TV. A atriz, filha do jornalista Renato Machado, dedica-se hoje a outros setores do meio artístico.
Em entrevista ao portal Notícias da TV, de 12 de julho de 2017, ela avaliou a sua passagem pela novela da Globo e admitiu que não se esforçou o suficiente para seguir carreira na casa.
“Eu não tinha gana de ficar ali”
Em Malhação, Maria Eduarda vivia Cecília, a mais certinha do trio formado com Marcela (Thaila Ayala) e Vivian (Fiorella Mattheis). Batalhadora, ela auxiliava os pais de todas as formas, sempre conciliando trabalho, estudo e romances.
“Geralmente, as pessoas que fazem ‘Malhação’ tentam ficar por ali, emendar uma novela na outra. Eu não tinha essa ânsia. Queria fazer outras coisas, me formar em outros aspectos também, até humanos. Eu não tinha gana de ficar ali. Nesse sentido, não é que eu não aproveitei, eu só não fiquei me esforçando para estar naquele lugar”, afirmou.
“Tem ator que fica muito tempo pensando: ‘Nossa, vou para uma novela, vou ficar famoso e as coisas vão se reverberar a partir disso’. O mecanismo não é esse. Pelo contrário, ator tem que ter repertório, que se ganha na vida. Acredito que cada experiência é para a gente ter alguma coisa a mais, fazer a gente virar artista com muitas facetas e coisas diferentes para oferecer”, completou a atriz.
Foco nos estudos
Maria Eduarda Machado, que cursava Psicologia quando ingressou em Malhação, seguiu envolvida com arte e com o meio acadêmico. Ela se formou em Artes Cênicas pela USP (Universidade de São Paulo), em 2017.
Os estudos implicaram na montagem de O Beijo do Asfalto, do dramaturgo Nelson Rodrigues, com um grupo de teatro na rua. Ainda, duas peças de Plínio Marcos, como trabalho de conclusão de curso.
Carreira curta na TV
Após Malhação, Maria Eduarda Machado ainda participou da minissérie Queridos Amigos (2008), de Maria Adelaide Amaral. Ela também protagonizou a série Castigo Final (2009), exibida pela Oi TV, e atuou em Morando Sozinho (2010), do Multishow.
Com o passar da idade, ela se mostrou mais receptiva à mídia e aos trabalhos na televisão.
“Eu não tinha muito isso de fama. Era muito caxias, me protegia mais do que me expunha. Acho que, se alguma novela rolar daqui para a frente, minha relação vai ser um pouco diferente, vou tentar ser mais aberta. Tem que dar a cara a tapa nessa vida”, analisou.
O último trabalho de Maria Eduarda na TV foi Cúmplices de um Resgate (2015), atualmente em reprise no SBT. Ela deu vida a Letícia Flores.