Duh Secco

A Globo deve oficializar Terra Bruta como título da substituta de Travessia. O novo nome consta em documentos de produção e nas salas reservadas para as primeiras leituras da trama desenvolvida por Walcyr Carrasco.

Um Lugar ao Sol - Cauã Reymond
Reprodução / Globo

O TV História havia antecipado a possível alteração no batismo do folhetim, decorrente da existência de um livro de mesmo nome, escrito por Domingos Pellegrini.

A conotação política que o título provisório Terra Vermelha poderia ganhar junto a radicais políticos também pesou. A cor é associada ao PT, partido do Presidente da República Lula.

Sinopse

Todas as Flores - Bárbara Reis
Estevam Avellar / Globo

Terra Bruta vai de encontro à firmeza da protagonista Aline (Bárbara Reis) na defesa de sua propriedade. Ela prospera após assumir a administração das terras herdadas do marido, morto em uma emboscada.

O êxito de Aline nos negócios incomoda a família Laselva. Segunda esposa de Antônio (Tony Ramos), Irene (Gloria Pires) reage mal ao descobrir que o enteado Caio (Cauã Reymond) está interessado na vizinha (e inimiga).

Os conflitos se acentuam quando Daniel (Johnny Massaro), filho de Antônio e Irene, passa a disputar Aline com o meio-irmão. A favor da protagonista, estão os indígenas da região – e Jonatas (Paulo Lessa), apaixonado por ela desde sempre.

Elenco

Gloria Pires e Susana Vieira
Reprodução / Instagram

A pré-produção de Terra Bruta teve início há poucos dias. Os envolvidos na nova novela das nove estão se reunindo nos Estúdios Globo para debates sobre o enredo, além de provas de caracterização e figurino.

Ângelo Antônio, Débora Falabella, Debora Ozório, Leandro Lima, Leona Cavalli, Susana Vieira, Tatá Werneck, Agatha Moreira, Claudio Gabriel, Flávio Bauraqui, Inez Viana, Jonathan Azevedo, Rainer Cadete e Thathi Lopes integram o elenco.

As gravações devem ser iniciadas no próximo mês. A estreia da substituta de Travessia está prevista para maio. Walcyr Carrasco terá de desenvolver mais de 200 capítulos, mantendo-se no ar até janeiro de 2024.

Bastidores

Fascinação - Marcos Damigo e Regiane Alves
Francisco Inácio / SBT

O batismo de uma novela, cabe lembrar, não é tarefa fácil… Fascinação, que Walcyr escreveu para o SBT, teve Almas Gêmeas como título provisório. O Cravo e a Rosa (2000) foi chamada, a princípio, de Bateu, Levou.

Ainda, A Viúva Alegre para Chocolate com Pimenta (2003), Dinossauros & Robôs antes de Morde & Assopra (2011), Candinho para Eta Mundo Bom (2016) e Dias Felizes antes de A Dona do Pedaço (2019).

A trama recordista de nomes provisórios é Andando Nas Nuvens (1999). Foram 10 opções até a oficial: A Última Noite do Século, A Volta por Cima, Alto Astral, As Cinco Fases do Amor, Feliz por um Triz, Folhetim, Louco Varrido, Maluco Beleza, Na Crista da Onda e Quebra-Cabeça.

Compartilhar.
Avatar photo

Apaixonado por novelas desde que Ruth (Gloria Pires) assumiu o lugar de Raquel (também Gloria) na segunda versão de Mulheres de Areia. E escrevendo sobre desde quando Thales (Armando Babaioff) assumiu o amor por Julinho (André Arteche) no remake de Tititi. Passei pelo blog Agora é Que São Eles, pelo site do Canal VIVA e pelo portal RD1. Agora, volto a colaborar com o TV História.