Atores homenageiam o teatro e satirizam quem não gosta de teatro

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Eles estão de volta! Depois de dois anos parados por causa da pandemia, Marcelo Médici e Ricardo Rathsam retornam aos palcos com a peça Teatro Para Quem Não Gosta.

Foto: Catia Coelho

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os atores escreveram, dirigiram e produziram o espetáculo, vencedor do Prêmio do Humor de Melhor Comédia em 2019. Texto engraçado e inteligente, produção de primeira (direção, luz, cenografia, figurinos, trilha, etc) e gargalhadas garantidas.

Dois anos depois

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

A peça estreou em agosto de 2018, em São Paulo. Depois de uma temporada no Rio, a trupe estava em Campinas quando foram obrigados a parar por causa da pandemia.

Íamos viajar várias cidades depois de Campinas, faremos isso só agora, dois anos depois“, disse Ricardo Rathsam.

Você pode até não gostar de teatro, mas rir você gosta!

A ideia de Teatro Para Quem Não Gosta é brincar com o desinteresse do público e as dificuldades de fazer teatro no Brasil.

Em uma hora e meia, a dupla se debruça sobre uma galeria de tipos hilários para contar, didaticamente (até certo ponto), a História do Teatro, dos gregos (Édipo Rei), passando por Shakespeare (Romeu e Julieta), o teatro de revista, Cacilda Becker (A Dama das Camélias), até os stand ups e youtubers.

Uma aula de teatro divertidíssima, mas que não deixa de fazer crítica: ao próprio teatro, a quem se apropria dele e ao público.

Trocas de figurinos

É uma maratona insana de trocas de figurinos, entradas e saídas de cena, texto texto texto e gags, em que o roteiro cede aqui e ali para improvisações e risadas dos próprios atores. O público se diverte e, claro, os atores também.

Difícil escolher o melhor personagem em cena, mas destaco: Rathsam como a Dama das Camélias (só o figurino genial dá vontade de rir) e o Patinho Feio da peça infantil; e Médici como o moleque que inferniza o patinho, a Pequena Sereia e a Vovó Youtuber. E há muitos outros!

Período difícil para o teatro

Sobre os dois anos parados, Ricardo Rathsam comenta:

Nós só quisemos voltar depois de todos vacinados, claro. Não foi nada fácil esse período, para ninguém. Claro que, para as pessoas que fazem teatro, último setor que teria autorização para voltar a funcionar, foi bem complicado. Sei de muitos técnicos (operadores de som, luz, contrarregras, camareira) que precisaram deixar de lado o Teatro e procurar emprego em qualquer lugar mais estável. Não dava para esperar voltar. Por sorte, conseguimos reunir nosso time de volta, e agora que estamos reestreando com apoio, pudemos até contratar outra pessoa que havia mandado mensagem pedindo emprego.”

A temporada em São Paulo será curta: até 1º de maio. As cidades que estão na rota de Teatro para Quem Não Gosta são Recife, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte e Ribeirão Preto.

Ingressos AQUI.

São Paulo até 01/05. Teatro FAAP, sextas-feiras às 21h, sábados às 20h e domingos às 18h.

Cenário: Kleber Montanheiro,
Figurinos: Fabio Namatame,
Trilha sonora: Ricardo Severo,
Iluminação: Adriano Tosta,
Supervisão: Kleber Montanheiro.
14 anos.

Autor(a):

Sair da versão mobile