Ator teve carreira prejudicada por diretor da Globo: “Era para eu ser um galã”

Whatsapp

Veterano ator da teledramaturgia brasileira, Tião D’Ávila atualmente está na Record, onde participou de tramas como O Rico e o Lázaro, Apocalipse e Gênesis.

Tião Davila

Muitos anos antes, no entanto, ele fez diversos trabalhos na Globo e, de acordo com seu próprio depoimento, poderia ter sido galã da emissora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tião nasceu em Rio Claro (SP) em 8 de abril de 1944. Reconhecido no teatro, tendo cursado a Escola de Artes Dramáticas da USP e feito diversos espetáculos de sucesso, o artista estreou nas novelas com um papel de destaque.

Estúpido Cupido

Em 1976, ele viveu Carneirinho em Estúpido Cupido, trama da faixa das 19 horas exibida com grande sucesso pela Globo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Carreira prejudicada

Mulheres Apaixonadas

Posteriormente, participou de Sem Lenço, Sem Documento, Memórias de Amor e Chega Mais, se afastando da televisão a partir daí.

Como ele mesmo contou ao jornal O Globo de 13 de julho de 2003, acabou ficando anos na geladeira por conta de um desentendimento com um diretor da emissora, que já havia morrido na ocasião.

“Eu era classe A, era para eu ser hoje o que é o José Mayer”, garantiu, ressaltando que seus primeiros papéis foram como galã.

“Minha volta foi aos poucos. E é em grande estilo, nunca tinha feito uma novela das 20h. Calei a boca de muita gente. Mas meu salário não está ainda na casa dos dois dígitos”, constatou, por ocasião de sua participação em Mulheres Apaixonadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outros papéis

Tião Davila

Na novela de Manoel Carlos, ele viveu o porteiro Oswaldo, cuja filha Paulinha (Roberta Gualda) tinha vergonha. O personagem tinha poucas falas, mas sempre participava das cenas na escola. O ator declarou que não se importava com isso.

“Às vezes, tem cena que eu entro e não falo nada. Não tem problema. Já aconteceu de eu pegar o roteiro e ler a seguinte rubrica do Manoel Carlos: ‘Oswaldo zanzando por aí’. E eu faço”, explicou.

Antes dessa oportunidade, o ator participou de Amazônia, Tocaia Grande, Mandacaru e Coração de Estudante.

Depois, ainda esteve em produções como Senhora do Destino, O Profeta, Poder Paralelo, Caminho das Índias, Ribeirão do Tempo, Lado a Lado e Milagres de Jesus.

Atualmente com 78 anos, Tião D’Ávila continua em plena atividade, atualmente nas tramas do canal de Edir Macedo.

Whatsapp


Leia também