Renascer já surpreendeu o público com mortes de impacto, como as de Firmino (Enrique Diaz) e Belarmino (Antonio Calloni). Mas é só o começo! O final da trama reserva fortes emoções para José Inocêncio (Marcos Palmeira), que morre no último capítulo. Intérprete do protagonista na trama de 1993, Antonio Fagundes aprovou a forma como aconteceu o fim do personagem.

Elenco Renascer
Elenco de Renascer (divulgação/Globo)

Na trama, Inocêncio prometeu não morrer nunca quando fincou o facão nos pés do jequitibá-rei no começo da história. Porém, na reta final da novela, ele perceberá que não é imortal.

Como o fazendeiro é um homem forte, o autor Benedito Ruy Barbosa seguiu por um caminho em que o fim do protagonista não passasse necessariamente por uma doença. Teve, portanto, ele pedindo para morrer.

[anuncio_1]

A reta final

 

Ao longo da novela, José Inocêncio se joga no trabalho para tentar esquecer da tristeza pela perda de Maria Santa (Patrícia França/Duda Santos), a mulher que sempre amou. Ele prefere levar a vida sem usufruir de tudo o que seu dinheiro pode comprar, até que decide viajar para aproveitar o tempo que lhe resta.

“É coisa do sujeito que chega a uma certa idade e começa a achar que merece e agora tem a intenção de viver”, disse Benedito Ruy Barbosa ao Jornal do Brasil do dia 28 de agosto de 1993.

É uma espécie de “grand finale” do protagonista, como definiu o autor. Depois da viagem, Inocêncio volta para sua casa em Ilhéus ao perceber que aquilo não lhe acrescentou nada.

“Ele já volta para o fim. Está ruim de saúde. Para Inocêncio a felicidade só vai chegar mesmo quando Maria Santa vier buscá-lo, como prometeu”, pontuou o autor.

[anuncio_2]

José Inocêncio pediu para morrer em Renascer

Renascer - Antonio Fagundes
Antonio Fagundes em Renascer (Divulgação / Globo)

No desfecho, José Inocêncio pede para morrer. Intérprete do personagem na versão original, Antonio Fagundes disse que a solução encontrada por Benedito foi a que ele acredita ser a mais correta após a trajetória do protagonista.

“Inocêncio era um homem muito forte, até fisicamente. Não teria sentido descobrir uma doença para ele. Mas era preciso mostrar essa decadência, para finalizar a travessia do herói. Ele tem de chegar a um plano superior, por isso sofreu tanto. Fazemos o personagem juntos. Eu tento executar da melhor forma possível”, declarou o ator ao jornal O Globo de 31 de outubro de 1993.

[anuncio_3]

O fim de José Inocêncio

Marcos Palmeira em Renascer
Marcos Palmeira em Renascer

No fim de Renascer, José Inocêncio estará bem cansado e com a saúde debilitada, quando sofrerá um acidente após ir até a cidade sozinho. Ele enfrentará muitas dificuldades, mas se recusará a receber remédios, praticamente pedindo para morrer.

Por não querer ver mais o pai sofrer, João Pedro arranca o facão do jequitibá para libertá-lo, o ajudando a morrer. Após pedir perdão ao filho, José Inocêncio morre e Maria Santa o recebe, como havia prometido, selando o fim do protagonista.

Este é o desfecho do personagem na versão original da novela, em 1993. Mas o mais provável é que o final se mantenha na nova versão, já que Bruno Luperi, autor da adaptação, não tem a intenção de modificar os rumos da obra.

Compartilhar.

Publicitário e roteirista, escreve sobre televisão desde 2013. Com passagem por diversos sites, atuou como redator, editor e repórter, função que proporcionou entrevistar grandes nomes. Um apaixonado por televisão, que ama novelas desde que se entende por gente.