Veterano da televisão brasileira, Stepan Nercessian (na foto abaixo) abriu seu coração recentemente e explicou sobre suas dificuldades financeiras.

Stepan Nercessian

O ator contou que, por sempre ajudar os outros, acabou não conseguindo guardar dinheiro durante o auge da sua carreira.

Sustentado pela esposa

Duas Vidas - Isabel Ribeiro e Stepan Nercessian

Um dos artistas mais importantes das nossas artes, Stepan Nercessian (na foto acima com Isabel Ribeiro, em Duas Vidas) se destacou no cinema, tendo protagonizado inúmeros longas de sucesso. Além disso, o ator trabalhou em várias produções de teledramaturgia da TV Globo, construindo uma longa trajetória na emissora carioca.

Contudo, com o agravamento da pandemia de Covid-19, o ator se viu em maus lençóis. Vários dos projetos aos quais estava envolvido foram cancelados ou adiados por conta da crise sanitária.

“(…) Para o nosso setor deu uma balançada. Houve uma caça às bruxas, vários projetos adiados, parou Ancine, Funarte, jogando a população contra os artistas. A pandemia é a pá de cal de tudo. O país partido”, disse ele, em entrevista ao portal da jornalista Heloísa Tolipan em 20 de maio de 2021.

Foi durante a pandemia que o veterano artista chegou a gravar participações nos seriados Sob Pressão e Cine Holliúdy, na Globo, além de um filme para a Netflix. Só que esses trabalhos não foram o suficiente para Nercessian, que revelou ter sido sustentado pelos negócios da esposa.

“Minha esposa [Desirré Nercessian] tem uma confecção, loja, fábrica de biquíni, vende, manda para o exterior. Financeiramente, nessa fase de pandemia ela vem salvando mais a onda do que eu”, admitiu ele.

Crianças abandonadas

Quanto Mais Vida, Melhor! - Stepan Nercessian

Na mesma entrevista, Nercessian disse que a situação que o casal vive se tornou ainda mais delicada, uma vez que eles acabaram adotando quatro crianças que foram abandonadas pela própria mãe.

“São filhos de uma sobrinha da minha esposa, ficaram sozinhos, ela teve problema, desapareceu e eu adotei, está para sair a guarda definitiva. Não tive filhos, mas tenho experiência anterior”, contou ele, que se tornou pai adotivo de Mateus, de 16 anos, Samantha, de 13 anos, Fabiana, de 12 anos, e Desirré, de seis.

“Ajudei também a Camila Amado quando éramos casados [ela era viúva com dois filhos e eles viveram juntos por 14 anos]. Nessa pandemia, com eles, aliás, virei juiz do STF, porque de cinco em cinco minutos acontece algo, é uma questão para julgar. É difícil, eles tocam o rebu, tem uma energia que não acaba e dançam, pulam, brigam, choram”, pontuou ele à publicação.

Falido

stepan nercessian

Nercessian, atualmente, está com 69 anos e é presidente do Retiro dos Artistas há 20 anos. Em fevereiro de 2021, o artista fez sua estreia como escritor, lançando o livro Garimpo de Almas, publicado pela Editora Tordesilhas. Na obra, o personagem principal faz uma reflexão sobre sua vida e o que fez de importante, enquanto é atormentado por almas que querem manter contato com ele.

Assim como seu protagonista, o ator também fez um balanço da sua própria vida e revelou que, por sempre ajudar os outros, chegou à velhice sem construir um patrimônio financeiro.

“(…) No meu balanço, me considero feliz. Gostaria de ter feito mais. Eu não pirei. Tudo que fiz é comigo mesmo. Não responsabilizo ninguém pelas adversidades que eu vivi. Fiz muitos amigos. Tenho poucos amigos íntimos. No profissional sou respeitado pelos mais velhos e pela juventude que me recebe e me abraça com carinho e respeito”, disse ele.

“Acho que posso ter falhado na questão ajuizada do ponto de vista material. Não guardei nada. Quando fica mais velho isso pesa. O meu dinheiro eu sempre dividi e gastei com todo mundo. Meu balanço é esse. Quando me perguntam como estou? Super mais ou menos. Mas estou bem”, completou o ator.

Compartilhar.
Avatar photo

Sebastião Uellington Pereira é apaixonado por novelas, trilhas sonoras e livros. Criador do Mofista, pesquisa sobre assuntos ligados à TV, musicas e comportamento do passado, numa busca incessante de deixar viva a memória cultural do nosso país. Escreve para o TV História desde 2020 Leia todos os textos do autor