José Mayer foi um dos principais galãs da televisão brasileira. O ator, que estreou na telinha no final dos anos 1970, fez personagens marcantes como Zé do Burro, em O Pagador de Promessas (1988), ou Dirceu de Castro, em Senhora do Destino (2004).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, depois de encarnar o vilão Tião Bezerra em A Lei do Amor (2016), o ator se afastou da TV. Acusado de assédio e adoentado, José Mayer se retirou de cena. Mas, recentemente, ele deu a entender que poderia voltar às telas, impondo uma condição para tal retorno.
Parceria
Numa recente postagem em suas redes sociais, José Mayer fez uma homenagem ao autor Aguinaldo Silva (foto acima). Ambos já fizeram inúmeros trabalhos juntos, como Partido Alto (1984), Tieta (1989), A Indomada (1997), Senhora do Destino, Fina Estampa (2011) e Império (2014).
“O mestre Aguinaldo já travou duras batalhas em meu nome; se o Destino nos juntasse, eu o abraçaria como um filho abraça um pai”, escreveu Mayer.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Ou seja, o ator deu a entender que almeja retomar a parceria com o veterano novelista, que foi dispensado pela Globo em 2020, logo após concluir a problemática O Sétimo Guardião (2018).
Assédio
José Mayer sempre foi muito requisitado pela Globo, sobretudo para viver papéis de homens viris e sedutores. No entanto, sua carreira caiu em desgraça quando uma camareira do canal o acusou de assédio sexual. Isso aconteceu em 2017, quando a novela A Lei do Amor, da qual ele fazia parte, estava no fim.
Por conta do ocorrido, a emissora o suspendeu e vetou sua escalação em novos trabalhos. Na época, o ator chegou a divulgar uma carta na qual assumia a culpa pelo assédio, admitindo “brincadeiras machistas que ultrapassaram os limites”; ele pediu desculpas à camareira.
A Globo o manteve na geladeira desde então. No início de 2019, o canal anunciou o fim do contrato do ator.
“Depois de mais de 35 anos de uma trajetória iniciada na novela Guerra dos Sexos, em 1983, com participação em mais de 40 obras, entre novelas, séries, minisséries e especiais, a Globo e o ator José Mayer informam o fim da parceria, de comum acordo, no final de 2018”, dizia o comunicado divulgado pela emissora em janeiro de 2019.
Doença
Depois que se afastou da TV, José Mayer foi diagnosticado com uma doença autoimune chamada Granulomatose de Wegener. Por conta da enfermidade, o ator foi internado recentemente, após um sangramento no pulmão.
Recuperado, ele chegou a conversar com o programa A Tarde É Sua, de Sonia Abrão, na RedeTV!. Ao falar sobre a doença, o ator chegou a responsabilizar a Globo por sua condição.
“O que eu tive foi uma recidiva da doença autoimune que surgiu em mim por ocasião daqueles nefastos acontecimentos de 2017, quando acabei optando pelo silêncio e pela minha profissão de ator, um ano antes de completar meus 50 anos de carreira”, afirmou.