Meus Filhos, Minha Vida foi uma novela produzida pelo SBT entre junho de 1984 e março de 1985, de sucesso considerável.

Raymundo de Souza
Reprodução / Instagram

A trama foi um hit no mercado internacional, especificamente na Itália. Porém, de acordo com os principais nomes do elenco, a emissora não pagou o que devia pela venda da produção para o exterior e os direitos de imagem.

Quem falou recentemente sobre a dívida foi Raymundo de Souza, ator que passou por um acidente automobilístico e inúmeras cirurgias anos atrás.

[anuncio_1]

Nada de grana

Meus Filhos, Minha Vida - Carlo Briani, Denis Derkian, Mirian Pires e Raymundo de Souza
Divulgação / SBT

Em Meus Filhos, Minha Vida, primeiro folhetim original produzido pelo SBT, Raymundo de Souza interpretou Mário, um dos filhos da protagonista Luzia (Mirian Pires).

“Uma hora que você tivesse lá com o Silvio Santos falasse com ele pra ele pagar os direitos autorais. Cê acredita que ele não pagou?”, disparou o artista em entrevista ao podcast Papagaio Falante, de Sérgio Mallandro e Renato Rabelo.

“Eu vou começar criando uma polêmica. Há 30 anos essa novela passa na Itália e até hoje eu não recebi até hoje um tostão de direitos autorais”, reforçou.

Justificativa

Programa Silvio Santos
Reprodução / SBT

Consultado pelo portal Heloísa Tolipan, o SBT alegou desconhecer tais exibições no mercado internacional, afirmando se tratar de uma transmissão pirata.

No ano passado, Meus Filhos, Minha Vida esteve no ar nos canais Donna TV e TV7 Triveneta, ambos da Itália.

Um conjunto de profissionais chegou a acionar a empresa na Justiça em 2019, por conta do não pagamento dos direitos conexos.

Arlete Montenegro, Bruno Giordano, Carlo Briani, Carlos Silveira, Célia Coutinho, Claudio Curi, Daliléa Ayalla, Fábio Mássimo, Helena Ramos, Jardel Mello, Nancy Galvão, Nirce Levin, Paulo Hesse, Rogério Márcico e Sonia de Paula, além de Raymundo e de Joana Fernandes, viúva de Ismael Fernandes (1945-1997), um dos autores, integravam o grupo.

Viajando o mundo

Meus Filhos Minha Vida - Carlo Briani e Nirce Levin
Reprodução / Nirce Levin

Além das TVs italianas, Meus Filhos Minha Vida fez parte da programação de canais em lugares como França, Filipinas, Líbano e Alemanha.

“O fato de a novela estar solta pelo mundo deve-se ao SBT. Assim como o fato de ela ter virado uma espécie ‘domínio público’ deve-se ao fato da emissora não haver tutelado o nosso trabalho, nem os nossos direitos de imagem, assim como a compra e venda da novela”, declarou o ator Carlo Briani (na foto com Nirce Levin) em entrevista a Heloísa Tolipan.

“Como podem haver roubado ou pirateado a novela, se na época eram dezenas e dezenas de rolos de videotape?”, questionou Briani, que chegou a conferir transmissões do folhetim no Líbano e na França.

Dinheiro viria a calhar

Nos Tempos do Imperador - Raymundo de Souza
Reprodução / Globo

Raymundo de Souza (na foto acima em Nos Tempos do Imperador) também desabafou em conversa com o portal. Ele relatou que o dinheiro da comercialização de Meus Filhos, Minha Vida faria diferença em sua vida, já que sofreu um acidente de moto em 2017 e precisou passar por 65 cirurgias.

“Há os artistas que têm a minha idade, 70 anos, e que fizeram muitos trabalhos no passado e que poderiam estar recebendo uma aposentadoria diante do que têm de direitos conexos rodando pelo mundo. Quando fiz esta novela, eu tinha 28 anos e ela continua no ar. As pessoas estão ganhando dinheiro com o nosso trabalho, com o nosso suor, com a nossa arte, com a arte do artista brasileiro”, lastimou.

“Se a emissora foi roubada que a direção tome a providência com relação ao produto, que dê uma resposta para nós. Se houvéssemos brigado pelo recebimento de direitos conexos no passado não teríamos tantos atores passando fome e/ou por necessidades”, avaliou.

Compartilhar.
Dyego Terra

Dyego Terra é jornalista e professor de espanhol. É apaixonado por TV desde que se entende por gente e até hoje consome várias horas dos mais variados conteúdos da telinha. Já escreveu para diversos sites especializados em televisão. Desde 2005 acompanha os números de audiência e os analisa. É noveleiro, não perde um drama latino, principalmente mexicano, e está sempre ligado na TV latinoamericana e em suas novidades. Análises e críticas são seus pontos fortes. Leia todos os textos do autor