Ator que foi galã da Globo deixou as novelas para cuidar de idosos

Paulo Castelli

Um dos principais nomes das novelas da Globo nos anos 1980, Paulo Castelli trocou a carreira de ator pela psicologia – e não se arrepende. O ator pode ser visto atualmente na exibição de Bambolê no canal Viva, quando viveu Luis Fernando, um dos galãs da trama.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nascido em Porto Alegre (RS) em 8 de outubro de 1956, é filho da atriz Maria Luiza Castelli. Iniciou a carreira na televisão ainda criança, na TV Tupi. Antes de se destacar na Globo, participou de tramas como Gaivotas, Um Homem Muito Especial, Os Imigrantes, A Força do Amor e A Justiça de Deus.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A primeira participação na Globo foi em Voltei pra Você (1983), quando deu vida ao personagem Serelepe.

Sucessos na Globo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Depois de passar pela Manchete, voltou à emissora para se destacar como Pedro na primeira versão de Ti-Ti-Ti (1985). Em seguida, vieram mais sucessos como Felipe, de Roda de Fogo (1986), e Luis Fernando, de Bambolê (1987), atualmente exibida pelo canal Viva. Seu último trabalho na Globo foi em Vida Nova (1988).

Em dois trabalhos, ele contracenou com a atriz Myrian Rios, que era casada com Roberto Carlos. O público achava que havia algo a mais entre os dois e o cantor teria ciúmes da situação. Castelli, no entanto, sempre deixou claro que ele e Myrian sempre foram apenas bons amigos.

Antes de abandonar a televisão, esteve novamente na Manchete, em Kananga do Japão (1989) e Fronteiras do Desconhecido (1990).

Nova carreira

No entanto, o constante assédio do público sempre o incomodou, tanto que o ator procurou ajuda de terapia. Isso acabou fazendo com que ele despertasse uma nova paixão, que se tornaria sua carreira profissional.

“Comecei a me sentir angustiado com a mudança e a exposição. Precisei do atendimento de um psicólogo para conseguir lidar com aquilo tudo e com o assédio. Toda a pessoa que se envolve muito com a mídia, seja ator, cantor ou influenciador, precisa fazer terapia para voltar à sua verdadeira posição, para não se perder e não achar que é um pouco mais que um ser humano”, contou à revista Quem.

Em 1991, Castelli entrou para a faculdade de psicologia na PUC-SP e acabou deixando a carreira artística de lado.

“Fui fazendo essa mudança muito devagar. Um amigo precisava de um sócio no consultório dele. Eu não era psicólogo mas comecei a me envolver, me interessar, fazer cursos. Numa certa altura, decidi fazer do hobby meu trabalho mesmo. Resolvi ficar mesmo só com a psicologia porque estava difícil lidar com as duas coisas ao mesmo tempo, como ator e psicólogo”, explicou em 2017 ao site Notícias da TV.

Por onde anda Paulo Castelli, o Luiz Fernando de Bambolê?

Mestre em gerontologia, em 1998, junto com a família, ele abriu o Solar Ville Garaude, um hotel para idosos em Alphaville, região nobre da Grande São Paulo. No meio, ele é mais conhecido como Dr. Paulo Greven (seu segundo sobrenome).

“Comecei a abraçar mais a causa do idoso. Sou diretor social do Solar e faço todo o trabalho de social para que as pessoas se sintam bem. Resolvo conflitos, converso com hóspedes que não estão saindo do quarto para fazer com que eles retomem a socialização, organizo as atividades físicas e intelectuais”, explicou à Quem.

Longe da televisão, ele acabou deixando de receber convites para participar de novas produções. Perguntado se aceitaria voltar a atuar, Paulo, que atualmente tem 66 anos, disse que faria algum trabalho ligeiro, já que sua prioridade é seu trabalho atual.

“Se pudesse ficar alguns dias, fazer uma coisa pequena, seria uma delícia, um prazer. Uma coisa que eu pudesse fugir daqui durante uma semana seria ótimo (risos). [Gostaria de] matar a saudade da carreira de ator”, concluiu.

Autor(a):

Sair da versão mobile