Ator que fazia esculturas de Mulheres de Areia se foi após novela do SBT

Marcos Frota em Mulheres de Areia

Marcos Frota como Tonho da Lua em Mulheres de Areia (Divulgação / Globo)

De volta nas tardes da Globo, Mulheres de Areia (1993) é um remake da novela de mesmo nome exibida pela Tupi em 1973. Nas duas versões, Tonho da Lua roubou a cena! Na década de 1970, Gianfrancesco Guarnieri respondeu pelo personagem que, 20 anos depois, ficou com Marcos Frota.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Marcos Frota como Tonho de Lua em Mulheres de Areia (Divulgação / Globo)

Tonho é um artista que faz belas esculturas na areia. Contudo, nem Guarnieri, nem Marcos respondiam pelas obras. Quem produzia tais peças era Serafim Gonzalez, também ator – que pode ser visto atualmente em Mulheres Apaixonadas (2003) no Vale a Pena Ver de Novo, como Onofre.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Múltiplos talentos

Serafim Gonzalez nos bastidores de Mulheres de Areia (Reprodução / IMDB)

Serafim começou sua carreira no teatro na década de 1950. Logo migrou para a televisão e fez vários trabalhos nas emissoras Tupi, Record e Excelsior; nesta última, fez sua estreia em novelas com Sublime Amor (1967).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Durante esse período, estudou Artes Plásticas e passou a fazer esculturas e pinturas, mostrando que o seu talento ia além da atuação. Isso foi fundamental para que ele fizesse parte de Mulheres de Areia.

Na trama de Ivani Ribeiro, o artista deu vida a Alemão, dono do bar da praia que serve de ponto de encontro para os pescadores de Pontal D’Areia. Na segunda versão, Jonas Bloch interpretou o personagem, enquanto Gonzalez viveu o pescador Garnizé.

O homem das esculturas

Monumento em homenagem à novela Mulheres de Areia, em Itanhaém (Reprodução / Facebook)

Nos anos 1970, Serafim Gonzalez chegava em uma praia de Itanhaém, cidade da baixada santista, às 4 horas da manhã e começava o trabalho de criação das esculturas de areia. Serafim tinha a ajuda do filho, Daniel Gonzalez. A dupla chegava a criar quatro esculturas em um único dia. Já Guarnieri fazia alguns pequenos retoques durante a gravação.

“A habilidade para esculpir surgiu naturalmente. Desde que me mudei para Santos, utilizava a areia da praia como matéria-prima. No início, como os outros artistas, esculpia obras grandes, mas deitadas, até que consegui fazer as estátuas em pé. Quando a Ivani Ribeiro, autora das duas versões de ‘Mulheres de Areia’, viu as esculturas, decidiu dar esse nome à novela”, contou Serafim em entrevista à TV Tribuna, de Santos.

O sucesso foi tanto, que a prefeitura de Itanhaém fez uma estátua chamada de Monumento Mulheres de Areia, localizada na Praia dos Pescadores, onde a novela foi gravada.

Presente em grandes sucessos

Serafim Gonzalez como Quiqui em Belíssima (Divulgação / Globo)

Serafim Gonzalez esteve presente em outras novelas bem-sucedidas, como Ídolo de Pano (1974), A Viagem (1975), Papai Coração (1976), A História de Ana Raio e Zé Trovão (1990), Felicidade (1991), Pícara Sonhadora (2001) e Marisol (2002).

O último trabalho do ator na Globo foi em Belíssima (2005), interpretando Seu Quiqui. Ele precisou se ausentar das gravações durante determinado período por conta dos cuidados com a saúde.

Gonzalez morreu no dia 29 de abril de 2007, aos 72 anos, vítima de uma infecção pulmonar. No ano anterior, ele realizou a sua última participação em folhetins, como o Bispo Lourenço de Cristal, no SBT.

Sair da versão mobile