Em O Rei do Gado (1996), atual cartaz do Vale a Pena Ver de Novo, Carlos Vereza vive Roberto Caxias, um senador da República honesto e idealista. Completamente fiel às suas convicções, o personagem luta pela reforma agrária no Brasil. Tipo marcante, o senador Caxias é, até hoje, um dos principais personagens da carreira de Vereza.

O Rei do Gado - Carlos Vereza
Divulgação / Globo

Anos depois, o ator repetiu a bem-sucedida parceria com o autor Benedito Ruy Barbosa em Velho Chico (2016). No entanto, desta vez, sua escalação se deu por um motivo triste: ele foi convocado às pressas para substituir um ator que faleceu durante as gravações.

[anuncio_1]

Padre Romão

Velho Chico - Umberto Magnani
Divulgação / Globo

Velho Chico marcou o retorno de Ruy Barbosa ao horário nobre da Globo, faixa da qual ele estava afastado havia 14 anos, desde Esperança (2002). A trama foi criada pelo veterano e tocada por sua filha, Edmara Barbosa, e seu neto Bruno Luperi, e era centrada no conflito político de Grotas de São Francisco, vilarejo próximo ao rio São Francisco.

No local, vivia o padre Romão, personagem interpretado por Umberto Magnani. O homem era o líder religioso de Grotas de São Francisco e buscava promover a paz em meio à disputa de poder envolvendo Santo dos Anjos (Domingos Montagner) e Afrânio, o poderoso Coronel Saruê (Antonio Fagundes).

Porém, infelizmente, padre Romão não ficou muito tempo em cena. Magnani sofreu um acidente vascular encefálico (AVE) enquanto se preparava para as gravações da novela, em 25 de abril de 2016. Ele foi internado em coma profundo.

Troca de padre

Velho Chico - Carlos Vereza
Divulgação / Globo

Como o pároco tinha uma função importante em Velho Chico e o ator estava convalescendo, os autores logo reescreveram suas cenas, promovendo uma mudança de personagens. Na trama, foi explicado que o padre Romão havia trocado de igreja e, em seu lugar, chegava o padre Benício.

Carlos Vereza, então, foi convidado às pressas para assumir o novo personagem. Já Umberto Magnani faleceu dois dias depois, em 27 de abril de 2016, aos 76 anos de idade.

Outra despedida

Velho Chico - Domingos Montagner
Divulgação / Globo

Velho Chico foi uma novela marcada por tragédias em seus bastidores. Além de Magnani, o ator Domingos Montagner também morreu durante as gravações da trama.

Ele era Santo dos Anjos, o protagonista da novela, que formava um par romântico com Maria Tereza, personagem de Camila Pitanga. O casal vivia um amor impossível, já que Santo era rival político do Coronel Saruê, pai de Maria Tereza.

Domingos morreu tragicamente em 15 de setembro de 2016, faltando apenas duas semanas para o fim de Velho Chico. Num intervalo das gravações, o ator foi nadar no Rio São Francisco, mas acabou arrastado por uma forte correnteza e se afogou.

As principais cenas finais de Santo já haviam sido gravadas por Domingos Montagner. No entanto, em outras sequências na qual o personagem apareceria, a direção da trama optou pela “câmera subjetiva”, como se o espectador enxergasse a novela pelos olhos de Santo. Foi com este recurso que o casamento de Santo e Maria Tereza foi gravado, o que causou grande emoção no elenco envolvido.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor