Em Cobras & Lagartos (2006), trama das 19h da Globo em cartaz no canal Viva, o ator Leonardo Miggiorin vive o metrossexual Tomás, o deslumbrado filho de Milu (Marília Pêra). O personagem, no entanto, foi inicialmente entregue a outro ator.

Cobras & Lagartos
Cobras & Lagartos

Dado Dolabella estava confirmado no elenco da trama de João Emanuel Carneiro. O ator repetiria a parceria com o diretor Wolf Maya, que o dirigiu em Senhora do Destino (2004).

No entanto, Dado demonstrou insatisfação com a escalação e acabou sendo dispensado do elenco do folhetim. Com isso, o ator se transferiu para o SBT, onde atuou em Cristal (2006).

Insatisfeito

Em 2006, Dado Dolabella foi escalado pelo diretor Wolf Maya para o elenco de Cobras & Lagartos. O ator faria Tomás, irmão da vilã Leona (Carolina Dieckmann). Mas o personagem não caiu nas graças dele, que demonstrou insatisfação numa reunião com a equipe da novela.

De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, em março de 2006, Dado Dolabella se levantou quando a equipe chamou o ator que viveria o personagem Martin, que foi entregue a Carmo Dalla Vecchia. Ou seja, o ator deu a entender que preferia viver Martin, e não Tomás.

Ainda segundo a publicação, o autor João Emanuel Carneiro e o diretor Wolf Maya não gostaram da atitude de Dado Dolabella e o dispensaram da novela na mesma hora, diante de toda a equipe do folhetim.

“Fútil, bobo”

Dado Dolabella em Cristal, novela do SBT
Dado Dolabella em Cristal, novela do SBT

À Folha de S. Paulo, Dado Dolabella confirmou que não gostou de ser escalado para viver Tomás.

“Achei que não seria interessante fazer um cara fútil, vazio, bobo”, explicou o ator.

Sem contrato com a Globo, Dado Dolabella acabou atendendo ao chamado do SBT. O artista foi convidado para viver o principal personagem masculino de Cristal, que estava sendo produzida na mesma época.

Boa troca?

Em 2017, Dado Dolabella recordou sua saída da novela da Globo e sua contratação pelo SBT durante uma entrevista ao site Notícias da TV.

“Tive uma proposta melhor do SBT e nem cheguei a fazer [Cobras & Lagartos]. Gravei uma música que foi a abertura da novela e o salário era cinco vezes maior. O Silvio é muito generoso com os artistas”, destacou.

Mas, se financeiramente a troca valeu, o mesmo não se pode dizer do desempenho das novelas. Com média de 38 pontos, Cobras & Lagartos foi a segunda maior audiência da faixa das sete da Globo na década de 2000. Já Cristal amargou 6,6 pontos de média e acabou sendo encurtada pelo SBT.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor