Estava tudo pronto para a volta de um astro às novelas da Globo; no entanto, o ator deixou o elenco de Amor Perfeito, atual novela das seis da emissora, antes mesmo do início. Seu papel seria Leonel Rubião, que acabou ficando com Paulo Gorgulho – que ressurgiu recentemente na reta final da trama.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ator que participou de grandes sucessos na dramaturgia da Globo, Felipe Camargo tem enfrentado uma dura batalha contra a adicção. Trata-se de uma doença incurável e que é associada ao consumo de drogas e álcool, mas também pode estar relacionada a outras compulsões ou dependência psicológica, seja por sexo, comida, jogos, etc.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 2021, durante uma entrevista ao canal do ator e humorista Nelson Freitas no YouTube, Felipe falou sobre sua luta:
“Eu não sabia que era portador de uma doença incurável com determinação fatal. Comecei a beber em casa com o meu avô, vieram as festas, a gente perde a timidez… Bebia apenas nos finais de semana, mas sempre em excesso. O álcool é uma substância perigosa, acabei me expondo, fui me excedendo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Até eu entender e aceitar, tive muita derrota. Me julgava fraco porque não conseguia parar, até quando conheci os Alcoólicos Anônimos. Eu decidi que não quero que minha passagem nessa vida seja isso, não quero essa lama, esse sofrimento. A vida é muito maior”.
Casamento explosivo
O envolvimento com as drogas começou nos anos 1980, quando o ator fazia um enorme sucesso em atrações como Anos Dourados (1986) e Roda de Fogo (1986), tornando-se um dos principais nomes do elenco global.
No mesmo período, Vera Fischer, que já era uma estrela, foi convidada para trabalhar com o ator em Mandala (1987), novela das oito de Dias Gomes. Esse trabalho mudaria suas vidas para sempre. A dupla viveu Jocasta e Édipo, mãe e filho na trama, que, evidentemente, não sabiam desse laço de parentesco.
Na vida real, Felipe e Vera se apaixonaram e se casaram em 1988. Eles estavam felizes, porém aí começaram os problemas. O conturbado relacionamento rotineiramente ganhava as capas da imprensa devido a traições, agressões físicas de ambas as partes e constantes brigas.
Nesse período, Felipe já sofria com a dependência das drogas, e brigas e agressões faziam parte do cotidiano deles. Em 1989, após uma briga, Vera foi atropelada por um táxi e fraturou o nariz.
Um ano depois, após nova briga, Felipe deixou a casa da atriz em seu carro, dirigindo em alta velocidade, e atropelou um jovem, que acabou morrendo. Ele foi inocentado, mas isso marcou sua carreira.
O fim conturbado
O ápice dos problemas veio em 1994, nos bastidores de Pátria Minha, que contava com ambos no elenco.
A novela de Gilberto Braga sofreu principalmente com Vera, que vivia a protagonista, Lídia Laport. Numa gravação, ela apareceu com o antebraço esquerdo quebrado. A atriz foi afastada e muitas alterações tiveram que ser feitas nos capítulos seguintes. Isso mostrava o descontrole e o problema sério que os dois estavam enfrentando devido ao uso de entorpecentes.
Eles se separaram e começaram uma briga na justiça pela guarda do filho, Gabriel, que acabou ficando com o ator.
Com o passar dos anos, as brigas ficaram para trás, os dois buscaram ajuda e seguiram suas carreiras. Em 2018, participaram de uma mesma produção, Espelho da Vida, mas sem contracenar juntos.
Recuperação e volta por cima
Em entrevista à revista Quem, em 2019, Felipe revelou que os Narcóticos Anônimos e Alcoólicos Anônimos ajudaram em sua recuperação.
“Quando você aceita seu problema, a vida fica muito mais fácil. Quanto mais dividimos os nossos problemas, melhor. Eu era um doidão público. Mas tenho certeza de que a minha recuperação foi importante para outras pessoas que passavam pelo mesmo problema”, enfatizou.
Atualmente, Felipe Camargo está com 63 anos e, nos últimos anos, participou de novelas como Paixões Proibidas, Amor Eterno Amor, Sangue Bom, Além do Tempo, Novo Mundo e Espelho da Vida.
Em 2020, esteve no elenco da série Todas as Mulheres do Mundo, do Globoplay. Recentemente, esteve em outras produções do streaming, como De Volta aos 15 (Netflix) e Santo Maldito (Star+). Recentemente, esteve na série Na Minha Pele, ainda sem plataforma definida.