Longe das novelas desde 2008, quando foi um dos protagonistas de Chamas da Vida, Leonardo Brício (na foto abaixo, em Arcanjo Renegado) estrelou a minissérie bíblica Rei Davi, exibida pela Record entre janeiro e maio de 2012. O ator enfrentou uma situação complicada durante as gravações e lamentou por não ter recebido apoio da emissora.
Durante uma cena de luta, Leonardo teve seu polegar esfacelado, quase tendo o dedo amputado; ele acabou indo parar no hospital.
“Da forma como saí, não tem sentido, pelo menos agora. Rolou só um papo por telefone, beijo e tchau. Só isso. Foi bem triste. Nem toda empresa é justa. Eles não pesam que em ‘Rei Davi’ eu fui parar no hospital por incompetência deles”, relembrou, em entrevista ao UOL.
Rótulo
Chamado para integrar o elenco de Os Dez Mandamentos (2015), que acabou se tornando um dos principais sucessos da história do canal, o artista disse que recusou o papel para não ser rotulado.
“Eu tinha esse histórico religioso, mas não queria sempre fazer isso, tanto que quando saí e estavam cogitando ‘Os Dez Mandamentos’, falei: ‘Não quero virar um ator bíblico, não quero ser rotulado’. Faria, mas agora não é o que quero. Quero personagens que me desafiem. ‘Rei Davi’ foi um grande desafio”, explicou.
Saída conturbada
Esses foram alguns dos motivos que contribuíram para a saída do ator da emissora, em 2014, que se deu de forma conturbada. Além de Rei Davi, ele esteve em Cidadão Brasileiro (2006), Luz do Sol (2007) e a já citada Chamas da Vida.
“Você sente que, apesar do trabalho ser tão importante, as pessoas da direção da emissora não dão tanto valor assim”, disparou em 2016, ao portal Notícias da TV.
Atualmente com 60 anos, Leonardo Brício passou a se dedicar ainda mais ao teatro, uma de suas paixões, e participou de séries como O Mecanismo (2018) e Arcanjo Renegado (2020). Essa última marcou sua volta ao Grupo Globo após 16 anos; o último trabalho por lá havia sido Da Cor do Pecado, em 2004.
“As pessoas perguntam: ‘Onde você está? Quando você vai voltar?’ Ouço direto. Respondo: isso não depende de mim”, concluiu o ator.
Recentemente, o ator foi visto na reprise da primeira fase de O Rei do Gado (1996) no Vale a Pena Ver de Novo.