Eriberto foi mais um personagem criado por Bruno Luperi especialmente para o remake de Renascer. Quem responde pelo tipo é o ator Pedro Neschling, que estava há mais de dez anos afastado das novelas.

Venâncio (Rodrigo Simas) e Eriberto (Pedro Neschling) em Renascer
Venâncio (Rodrigo Simas) e Eriberto (Pedro Neschling) em Renascer (divulgação/Globo)

Na trama, Eriberto é um dos sócios de José Venâncio (Rodrigo Simas), mas acaba se apaixonando por Eliana (Sophie Charlotte), esposa do amigo.

A última aparição do filho de Lucélia Santos na televisão havia sido em Joia Rara, melodrama produzido em 2013. O ator regressa depois de onze anos afastado. Recentemente, ele revelou uma grave enfermidade.

Qual a doença do ator Pedro Neschling?

Pedro Neschling descobriu quase aos 40 anos que a dificuldade que tinha para escutar sons agudos – algo que cresceu com ele e foi diagnosticado desde o seu nascimento – era de fato uma doença.

O artista comemorou a confirmação médica – ainda que tardia – e a chegada da carteirinha de deficiência que comprova a sua condição, podendo agora se declarar oficialmente como um deficiente auditivo.

“Pra você pode parecer só uma foto de documento, mas para mim significa muita coisa. Esse símbolo azul na parte de cima é uma identificação de PCD (pessoa com deficiência) auditiva. Agora, com quase 40 anos, sou comprovada e oficialmente surdo para o Estado, o que me garante uma série de direitos mas, sobretudo, me ajuda na minha própria compreensão da minha deficiência”, celebrou em 2021 em entrevista ao jornal O Globo.

Pedro Neschling é surdo?

Pedro Neschling como Eriberto em Renascer
Pedro Neschling como Eriberto em Renascer (divulgação/Globo)

Para Pedro, a sociedade costuma ignorar deficiências visíveis nas pessoas em geral, desabafando sobre a invalidação que um surdo sofre por não se tratar de uma enfermidade que se possa perceber de imediato.

“Me consome esconder a dificuldade que é para mim estar em situações banais e executar coisas que vocês sequer prestam atenção que estão fazendo. Eu ando sem pensar que estou andando, vejo sem pensar que estou enxergando. Mas ouvir qualquer coisa me demanda muita atenção e esforço. O tempo todo”, disse em 10 de novembro de 2021 ao periódico.

“A surdez é invisível e eu vivi três quartos da minha vida até aqui refém de uma sociedade que ignora as deficiências visíveis, que dirá as menos perceptíveis. Foram tantas as vezes que escutei ‘ah, você não é surdo nada’, que eu mesmo acreditei nisso por um longo tempo”, desabafou.

Por onde andou o ator Pedro Neschling?

Lucélia Santos e Pedro Neschling em Casos e Acasos
Lucélia Santos e Pedro Neschling em Casos e Acasos (Divulgação)

Filho da atriz Lucélia Santos, Pedro Neschling tem 41 anos e, além de ator, é também escritor e roteirista, função que ele passou a se dedicar mais desde que deixou a televisão há mais de uma década.

Ele estrou na TV participando do Sítio do Picapau Amarelo em 2003. Mas seu primeiro papel que lhe rendeu reconhecimento nacional foi como um dos irmãos Sardinha no sucesso Da Cor do Pecado, trama de 2004.

Tem ainda no currículo A Lua Me Disse (2005), Páginas da Vida (2006), Desejo Proibido (2007), e participações nos seriados Casos e Acasos (2008), Aline (2009 – 2011) e As Brasileiras (2012). Como roteirista, foi colaborador de Daniel Ortiz na novela Salve-se Quem Puder (2020).

Compartilhar.
Dyego Terra

Dyego Terra é jornalista e professor de espanhol. É apaixonado por TV desde que se entende por gente e até hoje consome várias horas dos mais variados conteúdos da telinha. Já escreveu para diversos sites especializados em televisão. Desde 2005 acompanha os números de audiência e os analisa. É noveleiro, não perde um drama latino, principalmente mexicano, e está sempre ligado na TV latinoamericana e em suas novidades. Análises e críticas são seus pontos fortes. Leia todos os textos do autor