Bang Bang (2005) foi um grande fiasco de audiência. Muitas mudanças foram feitas na trama visando melhorar os índices no ibope, incluindo o sumiço de diversos personagens que não agradavam o público ou não eram fundamentais para a história da novela.

O Rei do Gado - Jairo Mattos
Reprodução / Globo

Na obra, que sofria com a concorrência de Record e SBT – com Prova de Amor e Rebelde, respectivamente -, Paulo Miklos e Luiz Melodia passaram a aparecer somente quando era extremamente necessário.

Já Marco Ricca pediu para deixar o folhetim, enquanto Jairo Mattos foi eliminado por seu personagem ser considerado “muito deprê”.

De acordo com a Folha de S. Paulo, em janeiro de 2006, todos os artistas citados estariam fora da obra feita para o horário das sete, mas o afastamento do ex-galã dos anos 90 chamou a atenção.

Segundo a publicação, o tipo, que era um alcoólatra casado com uma hippie que passou bons tempos em coma, foi considerado demasiado depressivo e, por isso, foi cortado.

[anuncio_1]

Participação em O Rei do Gado

O Rei do Gado - Raul Cortez
Reprodução / Globo

Jairo, que está afastado da TV há alguns anos, pôde ser visto recentemente no início da reprise de O Rei do Gado (1996), no Vale a Pena Ver de Novo.

O ator, que não esconde preferir o teatro, realizou uma participação nos primeiros 39 capítulos da produção de Benedito Ruy Barbosa.

Ele dava vida ao Dr. Fausto, advogado de Geremias Berdinazzi (Raul Cortez, foto acima), personagem que conhece toda a história do produtor. Ele foi misteriosamente assassinado no segundo mês de exibição do melodrama.

Aparições menores

Jairo Mattos e Renne de Vielmont - Barriga de Aluguel
Divulgação

Mesmo deixando O Rei do Gado cedo, Jairo não ligou para o fato. Pelo contrário, o ator apenas aceitou ser escalado por se tratar de uma breve aparição. Ele afirmou estar cansado e que a TV lhe exigia muito tempo de trabalho.

“Televisão não me interessa muito. Ela exige muito tempo, e eu sou um ator que gosta mais de teatro. Só aceitei porque o (diretor) Luiz Fernando Carvalho estava envolvido, a história e o personagem eram interessantes e era apenas uma participação. Não devo voltar à TV tão cedo”, disse ao O Globo em 21 de julho de 2021.

Se considerando mais um artista de teatro do que de televisão, o ator passou a ficar cada vez mais distante dos bonitões que interpretou em Barriga de Aluguel (1990, foto acima) e Felicidade (1991).

Mesmo assim, Jairo participou de outras obras na líder de audiência e ainda figurou no elenco da Record; foi lá, inclusive, o seu último trabalho na televisão, quando esteve em Gênesis (2021).

Eternamente isolado

Jairo Mattos
Reprodução / Instagram

Durante a pandemia, Jairo Mattos participou de uma inovação, uma áudio série em que somente a sua voz aparecia. Ele gravou sozinho em sua casa quando estava recluso por causa da pandemia de Covid-19.

Contudo, o ator chegou a declarar que já vivia em isolamento há bastante tempo, não sofrendo os efeitos do distanciamento social imposto pela doença.

“Já estou há quase uma década em quarentena”, disse à revista Quem em novembro de 2020.

Compartilhar.
Dyego Terra

Dyego Terra é jornalista e professor de espanhol. É apaixonado por TV desde que se entende por gente e até hoje consome várias horas dos mais variados conteúdos da telinha. Já escreveu para diversos sites especializados em televisão. Desde 2005 acompanha os números de audiência e os analisa. É noveleiro, não perde um drama latino, principalmente mexicano, e está sempre ligado na TV latinoamericana e em suas novidades. Análises e críticas são seus pontos fortes. Leia todos os textos do autor