André Santana

No lançamento de Cara e Coragem, nova novela das sete da Globo, a emissora surpreendeu ao anunciar um “horário alternativo” do folhetim. Isso não é novidade, já que outros canais usam a faixa para movimentar seus arquivos, como o SBT faz com episódios da Escolinha do Golias, por exemplo.

Ronald Golias

Os capítulos inéditos da novela vão ao ar no horário tradicional, por volta das 19h40, mas, agora, eles são reprisados na madrugada, depois de Conversa com Bial.

Além da novela das sete, a madrugada da Globo também lançou a faixa Comédia na Madruga, que vai ao ar depois da reprise de Cara e Coragem. A atração do horário é a sitcom Vai que Cola, que a Globo está exibindo diariamente, desde a primeira temporada.

Cara e Coragem

As duas novas atrações substituem o Corujão, tradicional faixa de filmes da madrugada, e que agora vai ao ar apenas aos finais de semana. E, até aqui, a troca tem se revelado um acerto.

A reprise da novela das sete elevou os índices de audiência do horário, além de representar economia aos cofres da Globo. Afinal, a novela das sete se paga em seu horário tradicional. Mas pacotes de filmes são um investimento.

Tendência

SBT Realidade

Reapresentar programas para preencher espaço nas madrugadas tem se revelado uma tendência na TV aberta. A TV Cultura faz isso há anos, preenchendo sua grade voltada aos insones com atrações antigas e faixas de exibição alternativa de outros programas. A clássica série A Feiticeira, por exemplo, faz parte das atrações desta faixa.

Já o SBT, recentemente, transformou sua madrugada em seu próprio canal Viva. A emissora de Silvio Santos, numa de suas mais recentes mudanças na grade, ressuscitou a faixa de reprises Quem Não Viu Vai Ver, que tem garimpado o arquivo do canal.

Na faixa, a emissora exibe episódios clássicos dos humorísticos Escolinha do Golias e Ô… Coitado!, dois grandes sucessos do canal. Além disso, aos finais de semana, Quem Não Viu Vai Ver tem reapresentado reportagens de Ana Paula Padrão, produzidas no extinto programa SBT Realidade.

No final da madrugada do SBT, mais reprises: O Melhor do Conexão Repórter, com grandes reportagens de Roberto Cabrini, e a reapresentação da edição do dia do SBT Brasil, principal telejornal da emissora.

Opção boa e barata

Vai que Cola

Recorrer ao arquivo pode ser uma opção boa e barata para preencher as madrugadas da televisão. Afinal, investir em programação neste horário não representa um bom negócio, em razão do share baixo e pouco retorno comercial.

Por outro lado, há uma plateia insone disposta a assistir televisão neste horário. Reprises de programas clássicos ou horários alternativos de programas regulares se revelam um bom entretenimento para atender ao público da faixa.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor