Rosto conhecido por inúmeros papéis em novelas da Globo, o ator Antonio Fagundes vive um novo momento de sua carreira cheia de sucessos. Se até pouco tempo atrás, o veterano emendava um trabalho no outro na telinha, agora ele tem se aventurado por novos caminhos.

Tony Ramos e Antonio Fagundes

Parceiro antigo de Benedito Ruy Barbosa, com quem fez trabalhos antológicos como Renascer (1993), O Rei do Gado (1996) e Terra Nostra (1999), Fagundes era nome praticamente certo no remake de Pantanal. O ator foi convidado para viver o Velho do Rio, e seu nome circulava nas primeiras listas de artistas escalados para a novela da Globo.

Entretanto, Antonio Fagundes acabou declinando do convite. Sem contrato fixo com a emissora, o ator abriu mão de mais esta dobradinha com Benedito. Em entrevista ao site Notícias da TV, Fagundes revelou que ele e a direção da Globo não chegaram a um acordo.

“A decisão de não renovar [o contrato] partiu de mim. Fui eu que não quis: quando me chamaram para fazer Pantanal, não aceitei as condições que me ofereceram. Para começo de conversa, eles não queriam mais respeitar o acordo pelo qual eu poderia gravar apenas três dias por semana [que permitia ao ator conciliar TV e teatro]. Um pacto de 44 anos com a TV Globo foi quebrado nessa proposta, então não aceitei. O novo modelo não me interessa”, explicou.

Streaming

Camila Pitanga

Sem as amarras de um contrato fixo na TV aberta, Antonio Fagundes seguiu seu trabalho no teatro, mas também ensaia seu retorno ao audiovisual. O ator era um dos nomes certos para estrelar Segundas Intenções, primeira novela brasileira produzida para a HBO Max.

Na trama de Raphael Montes, Fagundes viveria um rico empresário, dono de uma grande clínica de estética. O ator dividiria a cena com outros nomes reconhecidos da dramaturgia nacional, como Camila Pitanga e Daniel de Oliveira.

Entretanto, a fusão entre a Warner Bros, dona da HBO Max, e a Discovery, fez com que os projetos de dramaturgia da plataforma de streaming fossem paralisados. Com isso, as gravações de Segundas Intenções, que já deveriam ter começado, foram adiadas. Não há, ainda, uma nova data para o início dos trabalhos.

Por conta deste adiamento, Fagundes precisou deixar o elenco da produção. O ator preferiu priorizar as filmagens de Deus Ainda é Brasileiro, sequência do famoso longa no qual Fagundes dá vida ao todo-poderoso.

TV Cultura

Antonio Fagundes

No entanto, não vai demorar muito para que o público volte a ver Antonio Fagundes em cena na televisão brasileira. O ator faz parte do elenco da minissérie 200 Anos, produção dirigida por Luiz Fernando Carvalho, e que será exibida pela TV Cultura, que é respeitada, mas se trata de uma pequena emissora pública paulista.

Na produção, que fala sobre o bicentenário da Independência do Brasil, Antonio Fagundes dá vida a Dom João 6º. No elenco, também aparecem nomes como Daniel de Oliveira e Maria Fernanda Cândido. A atração deve estrear no mês que vem.

Além disso, Antonio Fagundes segue confirmado no elenco de Filhos do Sol, novela assinada por Carlos Lombardi que deve ser produzida pela Formata. A nova atração deve ser exibida numa plataforma de streaming.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor