Astro ficou entre a vida e a morte após substituir Silvio Santos na Globo

Whatsapp

Quando Silvio Santos saiu dos domingos da Globo, em 1976, a emissora ficou com um grande buraco na programação. Para preencher um dos horários, escalou um artista que já era seu contrato e muito querido pelo público: Moacyr Franco.

Silvio Santos

Sua missão foi comandar o Moacyr TV, programa de auditório que relevou novos talentos da teledramaturgia, como Myrian Rios e Cristina Mullins, apesar de sua curta duração.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em depoimento ao Memória Globo, Moacyr falou do grande sucesso da atração.

Leia mais

“Eu considero aquele programa um marco. Teve ótimos índices de audiência na Globo. O pulo do gato ali era o humor, a sátira, era o que dava audiência. Foi o primeiro programa no Brasil que teve um telão no meio do auditório, onde se reproduziam as cenas que estavam sendo teatralizadas”, contou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aneurisma

Moacyr Franco

Mas, em 1977, o cantor e apresentador passou por um momento complicado e teve que dar uma pausa na carreira por conta de problemas de saúde.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Durante uma gravação do humorístico A Praça da Alegria, comandado por Miele, Moacyr sofreu um grave aneurisma cerebral. Ele ficou internado e teve que fazer uma cirurgia de risco, cuja chance de sobreviver era de apenas de 3%. Mesmo com medo, Moacyr aceitou fazer o procedimento, que, no fim, acabou dando certo.

Moacyr TV

Muitos colegas e o público ficaram preocupados com o estado de saúde de Moacyr, que vivia a melhor fase na sua carreira, e criaram uma corrente de oração e solidariedade Brasil afora.

Em uma entrevista recente no programa Conversa com Bial, ele falou sobre a experiência.

“Eu estava em uma fase de aprender tudo que era ruim. Eu tive tão pouco tempo, fiz muito sucesso e tão depressa, nem deu para aprender a fumar e a beber. Já estabilizado, comecei a fumar, beber uísque, e eu detestava, mas tomava. Fiquei nisso até o dia que tive um AVC”, explicou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Recuperação

A Praça é Nossa

Ao se recuperar da cirurgia, Moacyr ficou durante um ano longe dos palcos, vivendo um grande problema financeiro – consequência do seu afastamento dos shows e da televisão.

Teve uma curta passagem pela TV Tupi, na época em que a emissora sofria uma grande crise financeira. Mas, foi no início do SBT, em 1981, que o apresentador voltou a ter destaque na televisão com o seu Moacyr Franco Show.

Após três anos na emissora de Silvio Santos, o profissional foi para a Bandeirantes, só voltando para o canal de Silvio Santos em 1997, quando apresentou o Concurso de Paródias.

Depois de 20 anos de casa, foi demitido pela emissora, gerando protestos do público e voltando a fazer participações em atrações da Globo, como Ilha de Ferro, Diário de Um Confinado e Segunda Chamada. Recentemente, fechou com a Band para estrelar uma comédia.

Whatsapp


Leia também