Memória

Astro dos anos 80 não sabia que estava em estado terminal: “Mentiu pra ele”

Roberto Leal

Roberto Leal (Reprodução / IMDB)

Roberto Leal, o português que fez bastante sucesso no Brasil durante os anos 80 e 90, faleceu em 15 de setembro de 2019, deixando o país em luto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Roberto Leal (Reprodução / IMDB)

Com um câncer raro, o cantor, no entanto, não ficou sabendo em nenhum momento sobre a gravidade de seu problema e morreu sem ter a ciência de seu estado terminal.

Doença rara

O cantor Roberto Leal, que faleceu vítima de câncer (Reprodução / IMDB)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O artista padecia de um melanoma, como são chamados os cânceres de pele. Porém, o seu tipo era raro, pois ocorreu nos olhos.

O problema é que esse tipo de tumor se alastra muito rápido. De acordo o médico Caio Lamunier, especialista em melanoma pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), três meses são o suficiente para ocorrer a metástase, quando o tumor se espalha pelo corpo do doente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Roberto Leal acabou morrendo em decorrência de uma insuficiência hepato-renal em função do melanoma maligno ter evoluído e atingido o seu fígado.

Decisão familiar

Roberto Leal em apresentação no programa de Ronnie Von (Reprodução / Gazeta)

De acordo com o seu filho, Rodrigo Leal, a família do astro optou por não lhe dar esses detalhes para que ele não perdesse a vontade de viver durante o processo.

“Ele não parou, foi o que o fez viver. A gente mentiu para ele, ele não soube o que tinha até antes de morrer. Meu pai não tinha estudo, a faculdade dele era a da vida. A gente conseguiu ludibriar o meu pai em termos clínicos. Enquanto o câncer colocava mais um ponto no fígado, a gente dizia: ‘Você está com uma manchinha só’. A gente sempre driblando para que a cabeça nunca fosse abaixo”, declarou o herdeiro do cantor ao UOL no dia do velório, em 16 de setembro de 2019.

“A gente conseguiu preservá-lo com aquela imagem feliz, bonita, como ele gostaria de ser lembrado. É um guerreiro! Hoje descansa um guerreiro e um grande homem”, afirmou.

Precursor da música portuguesa

Gugu Liberato e Roberto Leal (Reprodução / Facebook)

Leal foi o responsável por apresentar e popularizar as músicas portuguesas em solo brasileiro e emplacou diversos hits inesquecíveis, como “Arrebita”, “Vira” e “Bate o Pé”.

Suas aparições nos programas de Gugu Liberato o tornaram ainda mais famoso e próximo do público.

Na ocasião de sua morte, o eterno amigo se pronunciou nas redes sociais realizando uma homenagem.

“Com tristeza registro o falecimento do meu querido amigo Roberto Leal. Meus sentimentos a toda família”, escreveu o também falecido apresentador ao publicar uma foto inédita ao lado do português.

Autor(a):

Sair da versão mobile