Com estreia prevista para o dia 12 de junho, Corpo Dourado deve substituir Coração de Estudante na faixa das 12h40 do canal Viva. Escrita por Antonio Calmon em 1998, a novela reunia um grande elenco, mas teve bastidores turbulentos e precisou passar por modificações.

Lima Duarte

As mudanças desagradaram algumas estrelas da produção, entre elas o veterano Lima Duarte, intérprete de Zé Paulo. Tanto que, na época, o ator fez diversas declarações públicas detonando a novela das sete da Globo.

[anuncio_1]

Assassinato misterioso

Corpo Dourado - Cristiana Oliveira
Divulgação / Globo

A trama de Corpo Dourado começava justamente após o misterioso assassinato de Zé Paulo, patriarca da família formada por Isabel (Rosamaria Murtinho), sua esposa, e os herdeiros Laís (Mara Carvalho), Arturzinho (Marcos Winter), Guto (Marcelo Faria) e Judy (Giovanna Antonelli).

Após a morte do personagem, sua família encontra vídeos VHS no qual Zé Paulo orienta o filho Arturzinho a se casar com a rústica Selena (Cristiana Oliveira, foto acima), filha bastarda do antigo sócio do patriarca. Só assim ele livraria a família da falência iminente.

A princípio, Zé Paulo seguiria aparecendo em Corpo Dourado. O personagem de Lima Duarte seria visto nas fitas VHS que deixou gravadas antes de sua morte e, além disso, também apareceria em visões de Isabel, que desenvolveria uma espécie de esquizofrenia.

No entanto, os rumos da novela foram alterados e a trama envolvendo Zé Paulo e Isabel foi limada do enredo. Com isso, o “fantasma” de Lima Duarte desapareceu, enquanto a viúva se casou com Sérvulo (Sebastião Vasconcelos), o motorista da família.

“Não gosto”

Após deixar a produção, Lima Duarte detonou Corpo Dourado. O ator lamentou que, com sua saída, a personagem de Rosamaria Murtinho tenha ficado perdida na trama.

“Acho que a Isabel murchou. É uma pena”, lamentou, em entrevista ao jornal O Globo de 12 de maio de 1998. “Não assisto. Não tem nada a ver com a minha carreira nem comigo. É uma história que se passa numa praia, cheia de garotinhas e garotões. Não gosto de Corpo Dourado”, disparou.

“Todas as direções”

Lima Duarte - Aruanas
Divulgação / Globo

Mas as críticas de Lima Duarte (na foto acima em Aruanas) não pararam por aí. De acordo com o Jornal do Brasil, de 6 de maio de 1998, o ator deu uma entrevista à revista Expresso, de Portugal, e teceu mais reclamações sobre Corpo Dourado.

Na ocasião, o artista lamentava a morte de Paulo Ubiratan, diretor geral de criação da Globo, e revelou que havia levado ao amigo a sua insatisfação com o trabalho na trama das sete.

“Em nossa última conversa ele me disse: ‘Fique tranquilo, que já mandei te tirarem desta novela’”, lembrou. “A novela atirava em todas as direções, tudo que era comercial entrava”, reclamou Lima.

Expectativas frustradas

Corpo Dourado - Ana Rosa e Cristiana Oliveira
Divulgação / Globo

O discurso de Lima Duarte era bem diferente no início de Corpo Dourado. O ator, em entrevista ao O Globo de 11 de janeiro de 1998, demonstrou alta expectativa quanto ao seu novo trabalho.

“Trata-se de uma novela que tem os jovens da praia e a turma dos mafiosos, da qual meu personagem faz parte. É uma história esperta, embora todo mundo venha falando apenas sobre cavalos e menininhas de biquíni, como se fosse uma sequência de Malhação. Quando o telespectador cansar de ver isso, o mistério do assassinato será mais explorado”, acreditava.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor